Fórmula 1: Russell leva sua primeira pole da carreira no GP da Hungria
Sportbuzz
A Fórmula 1 contou na manhã deste sábado, 30, com o treino classificatório para a disputa do GP da Hungria. Apesar de a chuva ter dado uma folga, muitas surpresas aconteceram na pista, já que Russell brilhou na volta final e conquistou a pole da etapa, sendo que foi a pela primeira vez que ele atingiu esse feito em toda a sua carreira.
Para se ter uma ideia, o britânico atingiu um tempo de 1m17s377 em sua melhor volta já no limiar do treino classificatório, com somente 0s044 de vantagem sobre o segundo colocado, Carlos Sainz. Fechando o Top 3 do GP da Hungria, Charles Leclerc ficou em terceiro lugar, enquanto o companheiro de Russell na Mercedes, Lewis Hamilton vai largar em sétimo.
Inclusive, o piloto não pôde dar a sua volta final por ter apresentado alguns problemas na asa traseira. Já Max Verstappen, que até liderou o segundo treino classificatório, será somente o décimo colocado. O piloto da RBR desperdiçou a primeira volta com um erro e também sofreu com problemas no motor na tentativa final, saindo de forma precoce da briga pela pole.
Vale destacar que o melhor resultado conquistado por Russell em uma classificação tinha sido com o segundo lugar no GP da Bélgica de Fórmula 1 de 2021. O jovem piloto levou sua primeira pole da carreira bem na temporada de estreia na Mercedes, e terminou com um jejum de 14 GPs da equipe sem largar da primeira posição.
Sem contar com chuva para atrapalhar os planos, a Mercedes se viu com um problema a menos para lidar em seu caminho, e começou a sessão sendo mais competitiva. Dessa forma, Lewis Hamilton e Russell ficaram no Top 4, sendo que o heptacampeão conquistou a posição de melhor volta no primeiro treino classificatório.
O desempenho foi menos brilhante durante o segundo treino classificatório, mas o suficiente para fazer uma boa corrida. Já no final, o britânico ficou do lado de Sainz e superou o espanhol, que tinha conquistado a melhor volta já na bandeirada. Assim, Verstappen não vai estar sozinho no pelotão intermediário, já que Sergio Pérez não foi bem e vai sair em 11º lugar, atrás dele.