Gabriel Benetton, promessa do kitesurfe, em entrevista exclusiva
Sportbuzz
Em seu primeiro ano como atleta profissional, Gabriel Benetton, de apenas 18 anos, já se colocou entre os melhores do mundo no kitesurfe. Conquistando a 2ª colocação no campeonato mundial, o jovem natural de Itanhaém, litoral sul de São Paulo, foi considerado o melhor estreante da temporada e faturou o prêmio Rookie Of The Year, concedido pelo GKA Awards.
Ligado ao mar desde os sete anos de idade, Gabriel já competiu em campeonatos juniores de Wakeboard e até conquistou alguns títulos. No entanto, aos 14 anos, mudou de modalidade e o que era considerado apenas um passatempo entre amigos e família, acabou se tornando a sua profissão. Disputando o seu primeiro circuito mundial de kitesurfe, Benetton concedeu uma entrevista exclusiva ao SportBuzz.
P:Aos 18 anos, você já conquistou três títulos logo de cara. Como tem sido a preparação para os eventos e como tem trabalhado para se manter tranquilo e focado mesmo já tendo bons resultados?
R:Tenho treinado praticamente todos os dias e estou sempre explorando novos lugares para me adaptar a qualquer condição de vento. Mesmo com os bons resultados que tive, ainda não consegui mostrar meu máximo em uma competição. Isso é algo que eu realmente quero fazer na última etapa do tour esse ano, que vai acontecer na Praia de Taíba, no Ceará.
P:Na Indonésia, você tem praticado o kitesurfe num local ainda pouco explorado pelos atletas. Qual pode ser a principal vantagem disso no futuro da sua carreira?
R:Na minha opinião, a Ilha de Sumbawa, na Indonésia, é com certeza um dos melhores lugares do mundo para o kitesurf nas ondas. Creio que essa ilha pode virar um spot super famoso para a prática da modalidade. Eu pretendo passar alguns meses do ano aqui.
P:Qual é a principal preocupação que um atleta de kitesurfe deve ter durante as principais competições?
R:A nossa principal preocupação em uma competição é o fato de sempre dependermos da natureza, então nunca pegamos condições idênticas para treinar e competir. Você precisa estar pronto para qualquer tipo de vento e qualquer tamanho de onda.
P:Como você projeta os próximos desafios da sua carreira?
R:Tenho em mente o desafio de crescer dentro do esporte e ir atrás de ondas nunca surfadas com um kite.
P:Qual é seu principal sonho dentro da modalidade?
R:Meu principal objetivo é ser campeão mundial algumas vezes