Home
Esportes
Gareth Bale: o polêmico jogador do País de Gales
Esportes

Gareth Bale: o polêmico jogador do País de Gales

publisherLogo
Sportbuzz
25/10/2022 19h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15264241/original/open-uri20221025-18-37u1w4?1666726244
©GettyImages - SportBuzz
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Polêmico e artilheiro. Este é o perfil de Gareth Bale, atacante e principal jogador da seleção do País de Gales. Sem passar em branco dentro e fora das quatro linhas, o capitão galês acumula passagens de destaque em gigantes clubes da Europa.

Como parte da preparação para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, o SportBuzz conta a história de Gareth Frank Bale, mais conhecido como Gareth Bale, o maior artilheiro da história da seleção galesa.

Nascido no dia 16 de julho de 1989, em Cardiff, no Reino Unido, Gareth Bale iniciou sua trajetória no futebol pelo Southampton, da Inglaterra, depois de ser descoberto pelos olheiros do time inglês na Escola Primária Eglwys Newydd, em Whitchurch. 

Com apenas 16 anos, fez sua estreia na vitória sobre o Millwall e se tornou o jogador mais jovem a entrar em campo na história dos Saints. Naquele mesmo ano de 2006, ele marcaria o primeiro gol pelo clube e assumia o segundo posto do mais novo a balançar as redes pela equipe. Sua passagem pela equipe se encerrou em maio de 2007, depois de sofrer uma lesão no jogo de ida das eliminatórias da segunda divisão. Foram 45 partidas e cinco gols marcados pelo clube.

Bale em ação por País de Gales
Bale em ação por País de Gales (Crédito: GettyImages) 

 

Ele assinou com o Tottenham naquele mesmo mês, com contrato de quatro temporadas em transferência de 5 milhões de libras. Foi nos Spurs que ganhou uma função mais ofensiva em campo e chamou atenção após quatro temporadas pelo clube londrino.

Em 2013 foi contratado pelo gigante Real Madrid, por 101 milhões de euros, para viver sua fase mais goleadora e vitoriosa da carreira. No clube merengue, foram 106 gols e 67 assistências em 258 partidas. Além disso, foram conquistados cinco títulos de Champions League, três do Mundial de Clubes, quatro do Campeonato Espanhol e três da Supercopa da Uefa e um troféu da Copa do Rei.

Bale foi responsável por marcar o gol da virada do Real Madrid na final da Champions League de 2014, contra o Atlético de Madrid. Mais tarde, em 2018, o jogador marcou duas vezes na decisão da mesma competição na vitória por 3 a 1 sobre o Liverpool.

Apesar de momentos históricos e felizes, Bale passou por inúmeros problemas enquanto atuava no Real Madrid. Além de lesões que pareciam não ter fim, o jogador começou a perder espaço, e já não se encaixava mais nos planos dos treinadores que chegaram ao comando do clube nos últimos anos.

Com isso, o jogador foi emprestado para o Tottenham, clube de onde saiu para ir ao Real, e teve uma boa temporada de 2020/21. Contudo, de volta à Espanha, o atacante já não se encaixou no sistema tático de Carlo Ancelotti e se despediu do clube com fama de jogador polêmico após alfinetadas ao time merengue.

Gareth Bale com a camisa da seleção galesa
Gareth Bale com a camisa da seleção galesa (Crédito: GettyImages) 

 

Em quase nove anos de Real, Bale já falou que, em sua vida, jogar golfe vem antes do Real Madrid em escala de prioridade; riu em derrota do clube no banco de reservas; não dominou o espanhol; e teve uma passagem marcada por lesões. Já no fim de contrato, não disputou um clássico contra o Barcelona por alegar dor nas costas, mas viajou para seu país para disputar uma partida de Eliminatórias contra a Áustria.

Com fim de vínculo em 2022, assinou sua transferência para a MLS (liga de futebol dos EUA) para defender o Los Angeles FC. Pelo time norte-americano já disputou 13 partidas e anotou dois gols. Ao todo, na carreira, são 185 bolas na rede por clubes.

Seleção galesa

Gareth Bale é o maior artilheiro da seleção galesa, com 39 bolas na rede em 107 confrontos disputados. O atacante fez sua estreia pelo time nacional de País de Gales no dia 26 de maio de 2006. No Catar, poderá ampliar a sua marca.

Copa do Mundo

O País de Gales está no Grupo B da Copa do Mundo de 2022, no Catar. A seleção de Gareth Bale vai disputar uma vaga no mata-mata do Mundial na mesma chave que Inglaterra, Estados Unidos e Irã. A estreia está marcada para o dia 21 de novembro, às 16h (horário de Brasília), contra os norte-americanos.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também