Nos pênaltis, Espanha bate Croácia e se sagra campeã da Nations League
Sportbuzz
Neste domingo, 18, Croácia e Espanha disputaram a grande final da UEFA Nations League de 2023. Após disputa suada, com direito a prorrogação e decisão pelas cobranças de pênaltis (empate de 0 a 0 no tempo regular), a Fúria Vermelha levou a melhor com Carvajal cravando o gol do título. Confira abaixo como foi a partida do torneio continental!
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi marcado pela ausência de grandes emoções. A posse de bola foi o fator mais valorizado por ambas equipes. A melhor chance da "Fúria Vermelha" foi aos 11 minutos iniciais, com Gavi, que bateu na trave. A Croácia, por outro lado, chegou mais perto ainda das redes rivais, quando Kramatic esteve cara a cara com Unai Simón.
SEGUNDO TEMPO
A partir do segundo tempo, por outro lado, o duelo foi recheado de "quases": consecutivas bolas foram lançadas em traves, próximas ao travessão, na parte externa das redes, mas não no gol. Enquanto Pasalic pressionou aos 15 minutos da última etapa (com cabeceada na rede pelo lado de fora), Rodri ameaçou com uma bomba pouco tempo depois, que passou à direita da meta croata. Perisic e Asensio também chegaram com perigo em algumas oportunidades.
PRORROGAÇÃO
O jogo teve que recorrer à prorrogação, simplesmente a oitava disputada pela Croácia desde o início da Copa do Mundo de 2018. Durante o 30 minutos adicionais, pouca coisa mudou, exceto pela disposição física do Time Xadrez, que sentiu o desgaste e demonstrou cansaço evidente nos últimos minutos em campo. Assim, a decisão foi estabelecida nas penalidades máximas.
COBRANÇAS DE PÊNALTIS
Croácia: Vlasic converteu, Brozovic converteu, Modric converteu, Majer perdeu (Unai Simón defendeu), Perisic converteu, Petkovic perdeu (Simón defendeu)
Espanha: Joselu converteu, Rodri converteu, Merino converteu, Marco Asensio converteu, Laporte perdeu (travessão), Carvajal converteu.
TERCEIRO LUGAR
Neste domingo, 18, a Itália levou a melhor sobre a Holanda na UEFA Nations League. Com o placar de 2 a 3, a Azzurra conseguiu o terceiro lugar no pódio da competição; vale destacar que é a segunda vez consecutiva em que a equipe termina o campeonato europeu nesta posição. Além disso, a Nazionale não perde para a Laranja Mecânica há oito confrontos; a última vez em que isso ocorreu foi na fase de grupos da Eurocopa de 2008; confira o pós-jogo.