Piloto de 18 anos morre em acidente de corrida na Bélgica
Sportbuzz
O jovem piloto holandês Dilano van ‘t Hoff, de 18 anos, morreu na manhã deste sábado, 1, após grave acidente durante a corrida da Fórmula Regional Europeia (FRECA), no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Campeão da Fórmula 4 em 2021, o piloto competia pela MP Motorsport e esteve envolvido em um acidente com vários carros. As condições meteorológicas não foram favoráveis e marcou as atividades na pista desde o início da manhã. Na Corrida 2 da categoria, um Safety Car precisou intervir após um acidente, e a Direção de Prova voltou a liberar as atividades nos últimos dois minutos.
- GP da Áustria: Verstappen lidera dobradinha da RBR na corrida sprint
No topo da Raidillon, Tim Traminitz perdeu o controle do carro e bateu na lateral esquerda. Atrás, Van ’t Hoff colidiu com um rival e ficou atravessado na pista, à entrada da Kemmel Straight. Adam Fitzgerald, que vinha em alta velocidade, não conseguiu fazer o desvio e bateu na lateral do carro do holandês.
A bandeira vermelha foi imediatamente acionada, interrompendo a corrida. Van ’t Hoff foi encontrado inconsciente dentro do cockpit e logo foi encaminhado para o centro médico, mas chegou já sem vida. Antes do início das 24 horas de Spa, será respeitado um minuto de silêncio em respeito ao piloto holandês.
- Ayrton Senna e Alain Prost: os bastidores da maior rivalidade da F1;
“A Formula Regional informa com pesar o falecimento do piloto da MP Motorsport Dilano Van 'T Hoff. O acidente ocorreu durante a corrida 2 em Spa-Francorchamps. Queremos expressar nossas mais profundas condolências à família, equipe e amigos. O Royal Automobile Club da Bélgica, o Circuito de Spa-Francorchamps e o SRO Motorsports Group se juntam à Alpine e à ACI para expressar suas mais profundas condolências à família, à equipe e os amigos do piloto”, diz a nota emitida.
- F1: Verstappen leva GP do Canadá e iguala número de Ayrton Senna;
Em 2019, o francês Anthoine Hubert morreu em condições semelhantes. Sob chuva, o piloto teve a visibilidade prejudicada e bateu o carro, sendo atingido em sequência por outro competidor.
Pilotos cobram mudanças
Bicampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen lamentou o acidente e cobrou mudanças após a morte de Dilano van ‘t Hoff. O canadense Lance Stroll, da Aston Martin, também criticou as condições da pista.
“É fácil culpar o circuito, mas também devemos analisar como a pista estava molhada e essas coisas. Mesmo se estiver tudo seco e alguém perder o controle do carro, aquela é uma curva cega, você bate no muro e volta para o meio da pista. Se um carro vem em sua direção a mais de 300 km/h, você está frito. São coisas que devemos analisar, o que podemos fazer para proteger os pilotos, porque hoje foi desnecessário”, disse Verstappen.
“A história do dia não é a corrida. Perdemos um jovem piloto hoje em Spa. Meus pensamentos estão com ele e sua família, mas não é justo o que aconteceu. Aquela curva (Eau Rouge, que antecede a reta na qual o piloto se acidentou) precisa ser revisada e mudada porque já perdemos dois jovens talentos ali em cinco anos. Vamos correr lá em algumas semanas. Foi horrível o que aconteceu hoje”, disse Stroll.