Quem é Luis Rubiales? Conheça o polêmico presidente da Federação Espanhola
Sportbuzz
Após o título da Copa do Mundo Feminina, conquistado pela Espanha, Luís Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, vem sendo um dos nomes mais comentados no meio do futebol. Na comemoração da conquista, o dirigente fez gestos obscenos e deu um beijo na boca de Jenni Hermoso. Porém, as polêmicas em torno desta figura não param por aí.
Antes mesmo da Copa do Mundo começar, o presidente já era alvo de muitas críticas entre os torcedores espanhóis. Mesmo com a renúncia de 15 jogadoras da seleção no último ano, em protesto a manutenção de Jorge Vilda, o dirigente decidiu manter o treinador no cargo, sem dar atenção aos pedidos de suas atletas.
- Espanha igual feito de Alemanha após conquista da Copa do Mundo Feminina
Além disso, tratando de sua gerência no futebol masculino, Rubiales demitiu Juan Lopetegui, em maio de 2018, logo quando assumiu o cargo de presidente. No entanto, a Espanha estava prestes a iniciar sua trajetória na Copa do Mundo da Rússia, mas teve que contar com um novo comandante, Fernando Hierro. Porém, o resultado não foi bom e a equipe caiu nas oitavas de final.
Além de todas essas questões e falhas durante seu mandato, o presidente ainda coleciona polêmica com ex-jogadores, como Gerard Piqué, falas polêmicas contra clubes de menor expressão e gravações impróprias de conversas com o governo. Por fim, Rubiales também tem acusações de desvio de dinheiro para produção de festas privadas.
- Primeiro-ministro da Espanha pede saída de Rubiales: "Inaceitável"