Ronaldo Fenômeno critica Brasil e lembra de Vini Jr: "Só melhorou lá fora"
Sportbuzz
Em entrevista ao podcast "Mano a Mano", o ex-atacante, e atual dono da SAF do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno criticou o sistema de formação de jogadores do Brasil. Na oportunidade, ele comparou com o que se faz na Europa, e ainda citou exemplos como o de Vinícius Júnior, revelado pelo Flamengo.
"Durante muitos anos, os talentos que saíam, saíam porque são talentos e, muitas vezes, brutos. Um caso muito claro é do Vinícius Jr. Ele foi vendido para o Real Madrid com 18 anos, faz o primeiro ano no time B do Real Madrid. Você via que não era um atleta refinado, tanto que todo mundo falava que seria emprestado por lá, até voltar ao Brasil", colocou.
Isso tem melhorado?
Perguntado na oportunidade se o Brasil tem aprendido com os erros, e investido em melhores preparações para seus jovens, o pentacampeão foi realista. Apesar de garantir que não será algo repentino, o ex-jogador afirmou que acredita que a mudança acontecerá daqui alguns anos ainda.
"O Brasil vai dar um salto de qualidade daqui uns cinco ou seis anos. Começamos há cinco ou seis anos com cursos de treinador, de metodologia, e a CBF tem investido muito nisso. É algo que não é muito falado, talvez até pela imagem um pouco arranhada. Isso vai mudar o patamar do futebol brasileiro, tanto na formação dos treinadores, quanto na formação de metodologia, programas para base", completou.