Saiba quais árbitros brasileiros estarão na Copa do Mundo 2022
Sportbuzz
A Copa do Mundo está prestes a começar e, além dos 26 convocados por Tite para defender a Seleção Brasileira, seis árbitros escolhidos pela CBF irão representar o Brasil no Catar no quadro de arbitragem. Dos principais nomes estão Wilton Pereira Sampaio e Raphael Claus, das federações de Goiás e de São Paulo, respectivamente.
A assistente Neuza Inês Back irá compor a delegação de árbitros e assim será a primeira mulher brasileira a exercer a função de bandeirinha em um Mundial de seleções. A Copa do Mundo no Catar será a primeira com mulheres compondo a arbitragem do torneio, contando com Neuza e mais cinco mulheres de outros países, sendo três árbitras e três assistentes.
Os outros auxiliares indicados para irem ao Catar são Rodrigo Figueiredo, Bruno Boschilia, Bruno Pires e Danilo Manis. Com sete juízes indo para a Copa do Mundo de 2022, trata-se de um recorde histórico de brasileiros no quadro de arbitragem, além de ser o país com mais representantes na competição ao lado da Argentina, porém nenhum brasileiro comandará o VAR, com isso todos estarão dentro de campo.
Esta é apenas a segunda vez na história das copas que o Brasil terá mais de um árbitro principal na edição, sendo a primeira em 1950, quando o mundial foi realizado em território brasileiro e contou com três árbitros apitando nos jogos da Copa do Mundo daquele ano. A expectativa era que a FIFA chamasse apenas um nome brasileiro para ser juiz no Catar, entretanto a entidade surpreendeu e convocou logo dois dos principais nomes do cenário nacional.
Raphael Claus fará a sua primeira Copa do Mundo na carreira (Getty Images)
Wilton Pereira Sampaio compõe o quadro de arbitragem da FIFA desde 2013 e é visto como o melhor nome nos últimos anos no futebol brasileiro, onde os árbitros são conhecidos por errar frequentemente, mesmo com o auxílio do VAR. Raphael Claus é membro da FIFA desde 2015 e já teve mais destaque no âmbito nacional, mas busca recuperar a valorização do seu nome após alguns erros em 2022.