Santos divulga imagens de terceira camisa com significado histórico
Sportbuzz
Nesta quarta-feira, 14, o Santos apresentou sua terceira camisa com a Umbro para a atual temporada. Após aprovação do Conselho Deliberativo do clube em sessão extraordinária ocorrida na última terça-feira, 13, além da divulgação para o público-geral, a estreia do manto alvinegro foi definida para ocorrer na partida contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão, no dia 27 de setembro.
O uniforme homenageia a Nigéria e o episódio de cessar-fogo ocorrido durante a Guerra de Biafra para que Pelé pudesse jogar, há 50 anos. Na ocasião, o time brasileiro entrou em campo para definir um amistoso contra a Seleção do Centro-Oeste no Estado em questão. O palco do confronto foi a cidade de Benin, caracterizada, na época, como uma zona de conflito. O Santos acabou vencendo pelo placar de 2 a 1.
Assim, a camisa alternativa do elenco santista apresenta elementos próprios da cultura nigeriana e de outras etnias da África, com detalhes tribais e triangulares. Majoritariamente em preto e chumbo, o manto também possui uma gola com decote em “V” onde, internamente, é possível ler: “Juntos pela paz, juntos pelo futebol alegre”, em referência ao estilo de jogo dos dois países. Atrás, também está escrito: “Nigéria 1969. O dia em que a guerra parou”.
CAMISAS ESPECIAIS
Ainda no início deste ano, em abril, o Santos havia lançado uma coleção de uniformes em homenagem à banda Charlie Brown Jr., que fez muito sucesso em todo o Brasil depois de ganhar seus fãs na cidade do litoral paulista. Com um evento realizado em um bar temático, o clube apresentou as novas peças ao torcedor, que possuem uma pegada mais casual.
Inclusive, não dá para falar de Santos e Charlie Brown Jr. sem falar do vocalista da banda, Chorão, que faleceu em 2013 e era santista fanático. Em 2010, o músico até mesmo chegou a realizar um show na Vila Belmiro durante a apresentação do atacante Robinho na equipe, que chegou ao estádio de helicóptero ao lado do Rei Pelé para o início da sua nova passagem.