Soteldo assume papel de embaixador em ONG que apoia refugiados venezuelanos no Brasil
Sportbuzz
Yeferson Soteldo encontrou uma nova maneira de fazer a diferença fora dos gramados. Ele foi nomeado embaixador da ONG Refúgio 343, uma instituição dedicada a apoiar refugiados e migrantes venezuelanos que buscam uma vida melhor no Brasil.
Comprometido com a causa, o camisa 10 se juntará aos esforços da ONG para conscientizar a população sobre as lutas enfrentadas por aqueles que foram forçados a deixar a Venezuela. Através de campanhas, eventos e iniciativas nas redes sociais, ele pretende estimular doações para os programas de reintegração social oferecidos pela organização.
"Me dói muito ver famílias inteiras sendo obrigadas a deixar a Venezuela em busca de refúgio e melhores condições de vida aqui no Brasil. Me sinto na obrigação de abraçar essa causa e ajudar nessa luta por dignidade a todos os venezuelanos. Espero que juntos a gente consiga fazer a diferença," disse Soteldo, demonstrando seu comprometimento com a missão.
O cenário migratório atual é alarmante, com o Brasil abrigando mais de 460 mil refugiados e migrantes venezuelanos. A Venezuela enfrenta desafios econômicos, fome, violência e carência de serviços essenciais, levando mais de 7,3 milhões de indivíduos, aproximadamente 23% da população, a buscar refúgio em outras nações, incluindo o Brasil.
O Refúgio 343, que vem atuando desde 2019, tem um histórico notável ao resgatar e oferecer suporte a 3730 pessoas em 231 cidades. A organização está empenhada em promover a reinserção desses indivíduos na sociedade brasileira, permitindo que eles construam novas vidas de dignidade e oportunidade.
A parceria entre Yeferson Soteldo e o Refúgio 343 teve seu primeiro impacto com o reforço à campanha "Recomeço", que foi lançada recentemente após os co-fundadores da ONG, Fernando Rangel e Laura Fatio, participarem do quadro "The Wall" no programa Domingão do Huck.