Home
Estilo de Vida
Carlo Acutis: você conhece o santo blogueiro?
Estilo de Vida

Carlo Acutis: você conhece o santo blogueiro?

publisherLogo
33giga
08/09/2025 16h32
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16601211/original/open-uri20250908-34-fmagzw?1757361903
©Dobroš
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

*Por Beatriz Valdez de Oliveira // Certa vez, São João Paulo II disse que “a humanidade necessita imperiosamente do testemunho de jovens livres e valentes que se atrevam a caminhar contra a corrente e a proclamar com força e entusiasmo a própria fé em Deus, Senhor e Salvador”. Carlo Acutis, também conhecido como “padroeiro da internet” ou “santo blogueiro”, foi um desses jovens livres e valentes que caminhou contra a corrente.

Carlo Acutis era filho de pais italianos, mas nasceu na Inglaterra em 1991 – atualmente, teria 34 anos. Depois, se mudou para Itália com a família. Ainda criança, tornou-se católico e devoto de Nossa Senhora. Sua mãe disse que ele rezava o rosário e ia à missa todos os dias. Quando adolescente, criou um site  para compartilhar milagres relatados pela igreja. Ele, porém, também saia para uns “rolês” com os amigos, praticava esportes, gostava de comer Nutella, jogava videogame, usava tênis e calça jeans, amava computadores e estudava ciência.

Talvez você já tenha pensado que, para ser santo, é necessário viver em um mosteiro. Mas Carlo Acutis provou o contrário. É possível ser santo autêntico dentro de um contexto atual – o que não significa que se pode fazer o que quiser, pois “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (1 Coríntios 6,12).

Para ser santo na atualidade é preciso viver por Cristo, com Cristo e em Cristo, assim como Carlo fez. Mas não existe uma fórmula secreta de como fazer isso, porque não somos iguais. Deus nos deu talentos diferentes, que devemos usar para glória d’Ele. Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros, e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros (Cf. Romanos 12,4-5).

Somos membros de um corpo e, como tais, é preciso que cada um esteja em seu devido lugar para funcionar direitinho. Ou seja, é preciso que você use seus talentos nesta geração em que o Senhor o colocou. Você tem uma missão. Carlo Acutis gostava de computadores e evangelizou por meio de um site. E você? O que curte? Já pensou? Então, é com muita alegria que lhe digo: evangelize por meio disso.

Os cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade – “sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48) (Catecismo 2013). A santidade é para todo mundo.

Carlo Acutis não buscava ser de Deus somente na missa ou no grupo de oração, ele evangelizava pela vida. De noite, saía por Milão e distribuía cobertores e refeições aos moradores de rua. Além disso, doava dinheiro para os necessitados da Obra de São Francisco. Muitos viam Jesus nele. Aí me pergunto: será que as pessoas têm visto Jesus em mim, pelas ações que pratico fora da igreja? Tudo o que Carlo fez, a gente pode fazer, ou melhor, Deus pode fazer por nosso intermédio.

Ao final de sua vida, Carlo Acutis foi diagnosticado com leucemia e faleceu em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos. Antes de morrer, disse “estou feliz em morrer porque vivi minha vida sem perder nem mesmo um minuto dela com coisas que Deus não gosta”. Será que nós podemos dizer o mesmo da nossa vida?

Aproveite que ainda dá tempo de tornar-se “um jovem livre e valente que vai contra a corrente” (até rimou), como São João Paulo II nos convida a ser. E posso lhe dar a certeza de que Carlo não rezava o tempo todo, mas a vida dele era uma eterna oração. E aí, quem quer ser o “santo influencer ou tiktoker” da nossa geração?

*Beatriz Valdez de Oliveira é integrante do ThePoiint, espaço da Canção Nova que oferece conteúdo para adolescentes

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também