Carnaval 2026: pesquisa aponta lugares mais procurados para viajar
33giga
O Carnaval é uma das maiores festas da cultura brasileira, por isso os foliões se planejam com antecedência. Um estudo conduzido pela Esfera, programa de pontos do grupo Santander, comprova essa preparação ao mostrar que em novembro já havia um ranking com as 10 cidades mais requisitadas para curtir a folia em 2026.
Existem ao menos dois motivos que levam os brasileiros a se organizarem tão previamente. O primeiro corresponde a um dos maiores feriados prolongados, que garante até cinco dias de pausa para diversão ou descanso. O segundo motivo é a possibilidade de preços mais acessíveis em passagens e hospedagem quando o planejamento é feito antecipadamente.
Neste ano, o Carnaval vai acontecer mais cedo. A data prevista para o início da folia é segunda-feira, 16 de fevereiro. Para muitos, contudo, a celebração começa no sábado, dia 14, e termina apenas na quarta-feira de cinzas, 18 de fevereiro.
Os 10 destinos carnavalescos mais desejados
A pesquisa da Esfera demonstra que o brasileiro gosta de se organizar para o Carnaval com antecedência. Tal prática pode permitir que sejam aproveitadas as melhores reservas e condições de pagamento. Essa previsibilidade tornou possível mapear, de julho a novembro de 2025, as 10 cidades mais procuradas pelos foliões.

No panorama geral do volume de buscas, não houve surpresa em “Carnaval em Salvador” levar a capital baiana à liderança dificação. No entanto, algumas regiões entraram recentemente no radar do itinerário carnavalesco brasileiro. Entre as novidades, se destacam Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Curitiba (ES) e Brasília (DF).
A preferência dos brasileiros por esses 10 destinos tem justificativa. Cada um, à sua maneira, apresenta alternativas de diversão e descanso para diferentes perfis de viajantes.
-
Salvador (BA): capital da Bahia e do axé music, é o lugar ideal para quem planeja se contagiar com a energia dos trios elétricos, seja na área de pipoca, seja no bloco ou no camarote.
-
Recife (PE): a riqueza do frevo, tombado como Patrimônio Imaterial da Humanidade, embala a folia de toda a região pernambucana. O maracatu e o Galo da Madrugada são outros atrativos tradicionais.
-
Rio de Janeiro (RJ): o Carnaval carioca é rico em blocos de rua, especialmente próximos da praia, mas o seu grande destaque está no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, onde desfilam as escolas de samba.
-
Belo Horizonte (MG): o crescimento do Carnaval belo-horizontino é evidente, sobretudo nos últimos anos. Além do pré-Carnaval e dos blocos de rua, se fortaleceu o desfile das escolas de samba entre os quarteirões da Avenida Carandaí e da Rua Bahia.
-
Ouro Preto (MG): a tradição dos mais de 150 anos de história do bloco do Zé Pereira e do Clube dos Lacaios se reúne com a juventude dos universitários e forma uma festa consagrada entre diversos foliões.
-
São Paulo (SP): as principais atrações do Carnaval se concentram no Sambódromo do Anhembi com os desfiles de escolas de samba e nos blocos de rua na Avenida Paulista e na Vila Madalena.
-
João Pessoa (PB): mais do que trios elétricos, João Pessoa se destaca nacionalmente pela força da folia de rua. Um dos maiores blocos do mundo, o Muriçocas do Miramar, pertence a esse Carnaval.
-
Florianópolis (SC): investimentos foram destinados ao resgate do “Carnaval da Magia”. Neste ano, haverá mudanças na programação e na configuração do centro, com shows com artistas nacionais e trios elétricos nas vias próximas à Praça XV.
-
Curitiba (ES): conhecida popularmente como a capital do Carnaval multicultural, a cidade traz atrações para todos os gostos musicais ao combinar samba, rock, gospel e outras apresentações culturais.
-
Brasília (DF): a folia brasiliense também se destaca pela mistura de ritmos e identidades. Nos blocos de rua, é possível dançar ao som de frevo, samba e até músicas eletrônicas brasileiras.
Como economizar na viagem de Carnaval 2026?
Com tantas opções para curtir o feriado prolongado, o planejamento atua como principal aliado para quem deseja aproveitar o tempo livre sem gastar muito. Fazer reservas de hotelaria e comprar passagens aéreas ou de ônibus com, no mínimo, seis meses de antecedência possibilitam uma redução considerável nos custos da viagem.
Aliado a isso, a aplicação de cupons de descontos e o resgate de pontos acumulados convertidos em passagens dentro de programas de pontos reduzem gastos e permitem melhor aproveitamento do dinheiro. Entretanto, essa modalidade exige organização, pois as passagens costumam ser limitadas.
A Esfera, em outro estudo, mapeou os resgates de passagens feitas em sua plataforma no período do Carnaval 2026 para entender o comportamento dos foliões. Nesse movimento, descobriu que Porto Alegre (RS) desponta como uma das cidades com maior volume de resgates, além dos Top 3 destinos tradicionais, que são Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Em uma análise de origem e destino, as pessoas que mais procuram por viagens para outras cidades são dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco. A procura pelos destinos fica entre as cidades citadas acima e também entre Florianópolis (SC), Porto Seguro (BA), Foz do Iguaçu (PR) e Maringá (PR). Essas informações apontam para uma oportunidade de usar pontos de programa ou de aproveitar promoções para quem busca economizar nas próximas viagens de Carnaval.
