Checklist da saúde bucal: 6 dicas para um sorriso saudável
33giga
Os hábitos de higiene são fundamentais para a conquista e manutenção de um sorriso saudável e bonito. Escovação, uso de fio dental, visitas regulares ao dentista. Essas são algumas das atitudes que devem ser cultivadas ao longo de toda a vida. “A partir dos pilares de prevenção e cuidados diários, é possível evitar problemas como cáries, infecções gengivais, perdas dentárias e mau hálito”, aponta Sérgio Lago, Cirurgião-Dentista e Embaixador da S.I.N. Implant System. Pensando nisso, confira seis dicas do especialista para melhorar a saúde bucal.
1. Escove os dentes diariamente
As escovações regulares e diárias após as refeições (ao menos três vezes ao dia) removem os resíduos dos alimentos e evitam o surgimento de mau hálito, placa bacteriana, cáries, entre outros problemas. “O fio dental deve ser utilizado em todas as escovações, para uma limpeza efetiva”, diz Lago.
2. Visite o dentista regularmente
Os cuidados com a saúde bucal vão além da questão estética, sendo essenciais para manter todo o organismo saudável. “As visitas ao dentista, idealmente a cada seis meses, contribuem para a prevenção de diversos problemas dentários e reduz as chances de procedimentos mais caros e invasivos no futuro”, afirma o especialista.
3. Tenha uma alimentação consciente
Os alimentos ingeridos impactam a saúde bucal. Os muito açucarados, por exemplo, alimentam as bactérias que estão presentes na boca, estimulando a produção de ácidos (que podem dissolver o esmalte dentário, levando ao surgimento de cáries e problemas gengivais). Bebidas alcoólicas, por sua vez, têm substâncias que corroem os tecidos da boca, gengivas, bochechas e dentes, diminuindo a produção de saliva, que é responsável por ajudar a remover os restos alimentares que ficam na boca.
4. Higienize a língua
Escovar a língua é importante porque, assim como os dentes e a gengiva, a língua também causa mau hálito e problemas gengivais e pode até mesmo alterar o sabor dos alimentos. “Quando a língua não é higienizada adequadamente, pode surgir a saburra, que é uma massa branca que fica impregnada na língua, que deixa a boca mais suscetível ao surgimento de tártaro e cáries”, ressalta Lago. Vale destacar que existem diversos tipos de higienizadores de língua no mercado que facilitam esta tarefa.
5. Cuide da saúde mental
Os problemas de origem emocional prejudicam a saúde e elevam o risco para a quebra ou, até mesmo, a perda dos dentes. Comprovadamente, o nervosismo e a ansiedade são fatores que levam ao desenvolvimento de desordens como o bruxismo e o apertamento dentário, além de contribuírem para a diminuição do fluxo salivar, que tem importante papel na proteção bucal. Em geral, práticas como atividades físicas regulares, ter um sono de qualidade e a manutenção de uma vida social ativa podem colaborar para a conquista do sorriso perfeito.
6. Beba bastante água
Manter-se hidratado, bebendo pelo menos dois litros de água por dia, é um fator importante para manter uma boa saúde bucal. “A água pode ajudar a remover os resíduos deixados por alimentos ácidos ou açucarados, evitando que permaneçam nos dentes – situação que pode levar ao surgimento de placa bacteriana, cáries, inflamações e infecções na gengiva”, conclui o especialista.