Home
Estilo de Vida
Robô bartender se torna atração em bar de Belo Horizonte
Estilo de Vida

Robô bartender se torna atração em bar de Belo Horizonte

publisherLogo
33giga
12/08/2025 14h59
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16581098/original/open-uri20250813-34-o8t9qa?1755083103
©Agência Merlot
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um robô bartender com tecnologia da indústria automotiva e sistema operacional desenvolvido no Brasil vem chamando atenção no cenário noturno de Belo Horizonte (MG). Instalada no bar Whisper, a máquina é a única em operação no País e tem capacidade para preparar uma variedade de coquetéis com movimentos automatizados de alta precisão.

Inspirado em modelos vistos no exterior, o robô foi trazido para o Brasil pelo empresário Alexei Vallerini, um dos sócios do grupo Almanaque, responsável pelo Whisper e também pelo Avra, bar localizado no mesmo imóvel, no bairro de Lourdes. “Vi algo semelhante em um cruzeiro all inclusive no exterior. As únicas bebidas que não estavam incluídas no pacote eram as feitas pelo robô. E, mesmo tendo que pagar à parte, havia filas para comprar”, conta. A adaptação mecânica foi feita com base em soluções da indústria automotiva, enquanto o software de operação foi encomendado a uma empresa brasileira.

A inovação faz parte da proposta dos dois bares, que apostam na união de tecnologia, hospitalidade e experiência sensorial para se destacar em uma das capitais brasileiras mais competitivas do setor de entretenimento. Belo Horizonte é conhecida por sua forte cultura de bares, e a chegada de Avra e Whisper, com um investimento conjunto de R$ 6,5 milhões, movimenta cerca de 10 mil pessoas por mês e gera quase 100 empregos diretos e indiretos.

Mesmo com pouco tempo de operação – sete meses do Avra e cinco meses do Whisper –, os estabelecimentos já conquistaram reconhecimento local. Ambos foram indicados ao Prêmio Gerdau de Gastronomia – Encontro Gastrô 2025, sendo o Avra na categoria “Novidade do Ano” e o sommelier Igor Aguiar como destaque entre os profissionais.

Ambientes distintos, proposta integrada

Enquanto o Avra aposta em um estilo mais descontraído, com chope, petiscos no braseiro e telões para transmissão de jogos, o Whisper adota uma atmosfera inspirada nos speakeasies da década de 1920, com iluminação intimista, atrações musicais ao vivo, DJs e um telão de projeção mapeada que exibe imagens realistas e gravações exclusivas de apresentações musicais.

“O Whisper foi pensado para oferecer uma experiência sensorial completa. As projeções no telão, a trilha sonora pensada para cada noite, o design, a luz... Tudo isso faz com que a pessoa se transporte para outro lugar. Queremos que o cliente sinta que entrou em um ambiente único, no qual o tempo passa diferente e cada detalhe gera encantamento”, afirma o sócio Vando Fontes.

O Avra e o Whisper compartilham mais do que o espaço físico. Juntos, reforçam a aposta do grupo Almanaque em oferecer uma coquetelaria autoral. Segundo Fabiano Aguiar, também sócio do empreendimento, mais de 50% dos drinques vendidos nas casas são criações próprias.

Parcerias e profissionais de destaque

As casas também apostam em parcerias exclusivas com marcas nacionais e internacionais. O bar Whisper é embaixador da escocesa Macallan no Brasil, enquanto o Avra abriga o Espaço Lamas, fruto da colaboração com a mineira Lamas Destilaria.

“A parceria nasceu do alinhamento de propósitos: a valorização da excelência nacional, da autenticidade e da experiência sensorial plena. Fomos procurados pelos sócios do Avra que, mesmo diante de propostas de outras marcas, demonstraram interesse em nossos whiskies – não apenas pela qualidade dos rótulos, mas pela história, identidade e originalidade que carregam”, explica Luciana Lamas, sócia-diretora da Lamas.

Entre os nomes que assinam a operação, estão o chef Mário Versiani, também sócio e referência no ensino de gastronomia, e a bartender Jocassia Coelho, responsável pela carta de drinques e considerada uma das profissionais mais respeitadas na coquetelaria mineira.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também