Home
Estilo de Vida
Tecnologia e saúde: um paradoxo?
Estilo de Vida

Tecnologia e saúde: um paradoxo?

publisherLogo
33giga
08/11/2024 10h48
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16393169/original/open-uri20241108-17-atttnn?1731063243
©Divulgação / Skokka
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Muito se fala sobre todos os benefícios da tecnologia para a vida e para a sociedade. Afinal, a revolução tecnológica encurta distâncias, aproxima as pessoas, facilita a comunicação, impulsiona setores e empresas, dissemina informações, entre outras coisas.

Já se foram os tempos obsoletos em que era necessário ir a muitas lojas para comprar um tipo de roupa desejada, ou contar com a sorte para encontrar um possível pretendente através de amigos mútuos ou casualmente em um evento, porque graças a todos os portais, aplicações e sites on-line, a vida em geral se tornou muito mais fácil e mais fluida.

No entanto, nem tudo é simples quando se trata de tecnologia, pois funciona mais ou menos como tudo na vida: quando consumido em excesso, pode levar a complicações.

Não há dúvida de que a tecnologia é extremamente útil na vida cotidiana agitada. Seja para o trabalho, para facilitar a comunicação ou mesmo como uma opção de lazer para passar o tempo. No entanto, há sempre um preço para esta conectividade.

A boa notícia é que isto está nas mãos de todos e sim, é possível fazer um uso saudável e equilibrado da tecnologia sem que ela reflita sobre a saúde pessoal. Skokka juntamente com as mais belas acompanhantes discutirão como alcançá-lo.

Alguns problemas desenvolvidos pelo uso excessivo da tecnologia

Hoje em dia é difícil imaginar a vida sem computadores, telefones celulares e similares, especialmente na conjuntura da pandemia global Covid19 , que levou a um aumento no isolamento social e, consequentemente, no uso da tecnologia para entretenimento.

Portais adultos líderes como Skokka, onde anunciam as melhores acompanhantes em Manaus, viram suas visitas disparar, assim como outros setores que viram suas vendas on-line aumentar do dia para a noite.

No entanto, ao olhar este cenário de perto, se pode identificar alguns problemas que freqüentemente ocorrem devido a este uso contínuo, aqui estão alguns deles:

  1. Insônias ou distúrbios do sono
    Os sons e a luz da tela do celular podem tornar difícil para o corpo relaxar no estado necessário para uma boa noite de descanso.
  2. Alterações de Visão
    De acordo com o ponto anterior, a luz emitida pelos dispositivos também pode causar problemas oculares, olhos secos ou mesmo, em casos mais graves, inflamação ocular.
  3. Complicações posturais
    Estar em certas posturas por um longo período de tempo pode levar à fadiga muscular, além de causar problemas de postura, dores nas costas, dores no pescoço e até mesmo dores de cabeça.
  4. Efeitos psicológicos
    O uso excessivo da tecnologia também incentiva os distúrbios de natureza psicológica em larga escala. Ansiedade, baixa auto-estima, auto-imagem distorcida, estresse e diminuição da libido são alguns exemplos.

O segredo está no uso moderado

Por outro lado, como já foi dito, não é necessário renunciar a todas as vantagens oferecidas pela tecnologia a fim de se proteger contra os riscos que lhe são inerentes. Segundo as acompanhantes do Skokka Brasil, a palavra-chave é equilíbrio, fazendo uso moderado, ainda que contínuo, das ferramentas disponíveis. Em outras palavras, mantendo um equilíbrio entre a vida real e virtual, conservando as rotinas e não negligenciando as atividades profissionais e pessoais.

Além disso, aqueles que pensam que é necessário tomar medidas radicais para fazê-lo estão enganados; com algumas mudanças, os efeitos positivos já podem ser sentidos. Aqui estão alguns exemplos:

✓Gerenciar o tempo gasto on-line: Atualmente existem várias aplicações, inclusive funções no próprio dispositivo móvel que permitem controlar o tempo gasto em cada sessão de uma aplicação. Desta forma, é possível controlar, por exemplo, o tempo gasto em redes sociais.

Na mesma linha, os especialistas sugerem que é melhor evitar o uso do dispositivo para fins de lazer ou hobby por mais de 4 horas por dia.

✓Silenciar notificações durante os períodos de trabalho ou estudo também é benéfico para a concentração.

✓Também é importante tentar fazer pausas no uso da tecnologia, proporcionando descansos para o corpo e a mente. Para aqueles que trabalham em frente ao computador, também é recomendado alongar-se ou caminhar um pouco sempre que possível para evitar possíveis lesões e dores musculares.

✓Limitar o uso do telefone celular à noite, perto da hora de dormir.

✓Se possível, desinfetar diariamente os dispositivos com álcool, pois eles tendem a acumular bactérias que podem causar alergias e danos à saúde.

Com todos estes pontos, torna-se mais fácil equilibrar a relação tecnologia x saúde e autocuidado, afinal, não é necessário se isolar offline para não sentir os efeitos da superexposição. Com equilíbrio e moderação, ambos podem ser aproveitados.

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também