Como ativar panelas antiaderentes? Veja dicas para o primeiro uso
Anamaria
Já tem algum tempo que as panelas antiaderentes têm ganhado espaço na cozinha brasileira, graças a um importante componente, responsável por impedir que a comida grude no fundo da panela. O mais comum é o Teflon, mas o revestimento cerâmico tem seus admiradores, apesar do preço elevado.
Com uma tecnologia que ajuda qualquer dona de casa durante o preparo de alguma receita, elas também não são capazes de nenhum milagre e, por isso, é preciso ativar as panelas antiaderentes, junto com diversos outros cuidados para aumentar a vida útil desses modelos.
Como ativar panelas antiaderentes?
Claro, panelas antiaderentes são tudo de bom, mas para que elas funcionem, antes é preciso ativá-las. Roberta Martire, coordenadora de produtos e chef da Royal Prestige, garante que o processo é bastante simples e basta seguir o passo a passo a seguir:
- Coloque azeite ou óleo vegetal que você use para cozinhar, como óleo de soja, girassol, canola, milho, em uma quantidade que cubra todo o antiaderente da panela;
- Espalhe bem com ajuda de um pincel de cozinha de silicone ou papel toalha;
- Leve ao fogo médio ou baixo por 2 a 3 minutos ou até que você perceba o vapor subindo;
- Retire o excesso do azeite ou óleo, e a panela está pronta para ser utilizada.
Depois de ativar as panelas antiaderentes, os cuidados não podem cair em esquecimento. Uma dica dada pela profissional é sempre usar utensílios de silicone para evitar o atrito na superfície, como pode acontecer com os de madeira.
Ela também recomenda fazer a "hidratação" da superfície das frigideiras antes do uso: "Coloque uma colher de café de azeite ou óleo vegetal antes, e espalhe bem com ajuda de um pincel de cozinha de silicone ou papel toalha."
O modo de lavagem das panelas antiaderentes também é muito importante. Segundo a chef da Royal Prestige, o detergente neutro é a melhor opção. "Caso tenha alguma sujeira mais difícil de tirar, o ideal é encher a frigideira ou panela com água e levar para ferver no fogo, deixar a panela 10 minutos de molho e, assim, lavar normalmente", orienta.
Palhas de aço ou qualquer outro material abrasivo são expressamente proibidos pela especialista, que determina: "Use somente esponjas de silicone ou a parte macia da esponja de lavar louças". Lembre-se ainda que o fogo alto prejudica o material antiaderente, assim como lavar a panela enquanto ela ainda estiver quente, utilizar uma lava louças para limpeza e usá-la no forno.
É possível recuperar panelas antiaderentes?
Se você não tiver seguido as regras acima e ter prejudicado seu jogo de panelas, a boa notícia é que é possível recuperar a antiaderência. O procedimento para ativar panelas antiaderentes é capaz disso, mas, caso não tenha sucesso, será necessário comprar uma nova.
Outro sinal que você deverá desistir da sua panela antiaderente é quando perceber que ela começou a soltar pedaços de seu fundo. Para evitar trocas constantes, a especialista diz que investir em panelas com mais camadas de antiaderência é a melhor solução: "O tempo de uso do produto é muito maior, o que evita muitas trocas de frigideiras ao longo do ano."