Conheça a erva que melhora má digestão e alivia gases; você deve ter em casa!
Anamaria
É bastante comum realizar o preparo de algum chá para aliviar dores no estômago, azia, gases ou outros problemas. Mas você sabia que existe uma erva que melhora má digestão e alivia gases? Detalhe: provavelmente você tem em casa!
Trata-se do hortelã, que tem um papel expressivo quando o assunto são problemas de digestão. Isso porque ele tem efeitos calmantes para aliviar azia, gases, náuseas, cólicas, além de melhorar ansiedade, insônia e humor. Esses benefícios se devem às propriedades antiespasmódicas da carvona e do mentol.
A erva também tem propriedades que previnem infecções intestinais e respiratórias. Já os compostos fenólicos auxiliam na saúde cognitiva e emocional.
Entre os nutrientes do hortelã, estão: vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, fósforo, ferro e potássio. Todos são benéficos para a saúde da pele, dos olhos e do sistema nervoso, além de contribuir com a imunidade.
Como consumir o hortelã?
Esta erva pode ser incluída em sucos, vitaminas, chás, saladas e até sopas. Ela também é vendida em forma de óleos, capsulas e produtos cosméticos.
Benefícios do hortelã
- Chá de hortelã: equilibra os níveis hormonais das mulheres. Indicado para quem tem síndrome do ovário policístico. Também ajuda no tratamento de resfriados, tosse e dor de garganta, uma vez que os óleos essenciais desinflamam as vias respiratórias;
- Óleo de hortelã: possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Portanto, é bom para dor de cabeça ou dores musculares. Boa opção para quem tem osteoartrite;
- Folha: mastigar a folha ou fazer gargarejo com a infusão ajuda a eliminar o mau hálito por causa do aroma e, sobretudo, das propriedades antibacterianas.
Quais são as contraindicações?
Apesar do vários benefícios, o hortelã possui contraindicações. Pacientes que têm problemas renais ou hepáticos, refluxo grave, hérnia de hiato, anemia e crianças com menos de 5 anos devem evitar o consumo ou fazê-lo apenas sob orientação médica.
Mulheres grávidas deve consumir a erva apenas em pequenas quantidades. Não é indicado para quem está amamentando.