Home
Estilo de Vida
“Detox” pós-carnaval
Estilo de Vida

“Detox” pós-carnaval

publisherLogo
Anamaria
21/02/2026 13h55
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51003/original/Ana_Maria.png?1764195956
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

As festividades do carnaval impõem, para muitos foliões, um ritmo frenético em que o corpo sofre desgastes físicos, psicológicos e metabólicos. Em tempos em que se consome bebida alcoólica em excesso, dorme-se pouco, come-se mal, além de passar horas em pé debaixo do sol nos blocos de rua, a resistência e imunidade do organismo, inevitavelmente, sofrem com as consequências. 

Na chamada síndrome pós-folia, os sinais e sintomas mais frequentes são o cansaço e fadiga, queda de imunidade, sensação de inchaço e labilidade emocional. Não é infrequente, especialmente para aqueles que abusaram nas comemorações, iniciar uma espécie de pausa regenerativa, chamada por muitos de “detox” pós-carnaval. 

Quando se fala em detox, muitos acham que isso significa a realização de dietas mirabolantes, ingestão de fórmulas vitamínicas ou plantas milagrosas, o que não tem sentido e embasamento científico. O conceito vai além de uma palavra da moda e deve ser reconhecido de forma simples e prática. 

Para a restauração do equilíbrio, algumas medidas naturais ajudam nosso organismo a trabalhar melhor no processo de limpeza das toxinas e reestabelecimento da normalidade. 

A seguir, estão algumas dicas que podem ser úteis. 

Hidratação 

A hidratação é uma estratégia bem conhecida que ajuda a melhorar os sintomas de ressaca. A perda de líquidos e eletrólitos, ocasionadas pelo consumo de álcool e aumento da transpiração nas altas temperaturas, são responsáveis pela sensação de fraqueza, dor de cabeça, tontura e alterações intestinais. O aumento da ingestão de água nesses casos ajuda a melhorar o quadro, com a ingestão de 1-2 litros de água ao longo do dia, sendo que água de coco e isotônicos são boas alternativas para reposição de eletrólitos e sais minerais. Em contrapartida, evite energéticos, refrigerantes e outras bebidas industrializadas. Em desidratações severas, a hidratação com soro na veia pode ser necessária, especialmente para as pessoas que apresentem vômitos e diarreia.

Sono 

O excesso de festas, estímulos e horários das comemorações que invadem a madrugada interferem no sono, fazendo com que se durma pouco. O sono é reparador, auxilia e regula as funções fisiológicas do nosso corpo. Após o período de folia, retomar a rotina de dormir bem é fundamental, devendo-se retornar a dormir no horário habitual, estabelecendo um horário para deitar-se. Além disso, antes de dormir, evite telas; tome um banho morno/quente que ajude a relaxar e procure dormir por um período de 7 a 8 horas ou algo próximo disso.

Alimentação 

A alimentação inadequada é muito comum durante o carnaval. O consumo de lanches, frituras, alimentos ultraprocessados e fast foods aumenta pela praticidade e causa desconforto. Diante disso, alimentar-se com uma dieta leve e equilibrada, que inclua proteínas, carboidratos e fibras, ajuda a desinchar e reestabelecer o equilíbrio metabólico. 

Nesse sentido, proteínas magras, como peixes, peito de frango e ovos, são opções saudáveis, enquanto vegetais como couve-flor, folhas escuras, vagem e brócolis melhoram a função hepática. Ao invés de carboidratos refinados à base de farinha branca, prefira opções saudáveis como arroz integral, batata-doce e mandioca. Além disso, temperos como cebola, alho, gengibre e cúrcuma têm ação anti-inflamatória. Por fim, frutas como abacate e mamão têm alto valor energético, enquanto as frutas cítricas têm ação antioxidante e são ricas em vitamina C.

Exercícios Físicos

Embora a dinâmica dos blocos e festas propicie um desgaste físico, o tratamento do cansaço inclui atividades leves ao ar livre e exercícios, uma vez que caminhadas e corridas aceleram a eliminação de toxinas. Além disso, atividades como alongamentos e ioga melhoram a flexibilidade e a postura, sendo importante que, caso você já seja praticante de atividades físicas, retorne de forma gradual, respeitando seu corpo e suas limitações.

Saúde Mental 

A mudança repentina de ritmo com o fim das festas e comemorações pode gerar sentimentos de tristeza e vazio. Além disso, desacelerar o corpo e a mente com momentos de reflexão e silêncio alivia a tensão e o estresse. Leituras reflexivas, filmes e séries ajudam a descontrair. Práticas como meditação, massagens e técnicas de relaxamento também são recomendadas, assim como momentos de lazer com familiares e amigos sempre são bem-vindos.

Todos os anos, o aumento dos atendimentos nos serviços de urgência decorre de abusos e negligências. No pós-carnaval, os casos de doenças infectocontagiosas e descompensação de doenças já existentes aumentam consideravelmente. Nesse contexto, o momento propicia uma boa oportunidade para a conscientização e cuidado com a saúde.

 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também