Estes são os estilos de franja que estarão em alta nos próximos meses
Anamaria
Qualquer mulher que ama o próprio cabelo e gosta de mudanças já se perguntou pelo menos uma vez na vida: e se eu cortasse a franja? Mas com a dúvida martelando na cabeça, muitas vezes, o corte acaba não acontecendo e, no fim, você se arrepende - afinal, só testando para saber! E de onde surge a súbita vontade de mudar o o cabelo?
Das tendências, é claro, que mudam, retornam do passado ou se reinventam de uma hora para outra. Com os estilos de franja, isso não é diferente. Há quem critique e há quem ame, mas não tem como negar que a escolha da franjinha certa (aquela que combina com o seu formato de rosto) melhora os ânimos de qualquer uma - e o Pinterest percebeu isso.
Segundo o relatório da plataforma mais aesthetic da internet, que analisa o que estará em alta sempre nos meses seguintes à pesquisa, há seis estilos de franja que tomarão conta das tendências capilares e que poderemos ver muitas pessoas aderindo já na próxima estação. Então, sim, AnaMaria confirmou: o retorno da franja é real e te contamos tudo sobre a seguir!
5 estilos de franja para aderir
Franjas laterais japonesas
Com mais de 1.645% em aumento nas pesquisas, as franjas laterais japonesas foram o estilo de franja que mais cresceram no aplicativo no último ano. Elas nada mais são do que as famosas curtain bangs, ou franjas cortina. No Instagram, já conta com mais de 117 mil postagens e, no TikTok, mais de 140 mil vídeos.
É um dos estilos de franja que se destacam pela leveza e lembram bastante os visuais que bombavam nas décadas 60 e 70. Outro motivo pelo sucesso é sua versatilidade, já que as curtain bangs, ou franjas laterais japonesas, podem ser adaptadas para todos os tipos de rosto e cabelo.
Franja lateral dos anos 2000
Diretamente dos anos 2000, a procura pela franja lateral aumentou em mais de 150% no Pinterest e, de fato, não tem como negar: é uma tendência atemporal. Ela esteve em alta em 2018, retornou em 2020 e volta mais uma vez para assombrar os millennials.
O estilo angular da franja tem várias propostas: pode ser longa, ondulada, lisa, mais curtinha, mas ela nunca irá cobrir o rosto por inteiro. Em fotografias antigas que vemos de Paris Hilton, Nicole Richie ou Selena Gomez, conseguimos fazer uma comparação e perceber que a franja lateral, que está na moda, segue uma nova abordagem.
Celebridades que vêm construindo a volta desse estilo de franja, como Bella Hadid, Taylor Swift e Kate Middleton, preferem seguir uma linha mais natural. Não se trata apenas de retomar algo que já estava na moda, mas de adaptar. Por exemplo: se seu cabelo é fino e oleoso, talvez não seja a melhor opção.
Em contrapartida, fios médios e grossos, pessoas com um pouco mais de testa ou que possuem rosto em formato oval podem se beneficiar da tendência. Para a manutenção, tente mantê-la limpa, aplique produtos ou use uma fonte de calor (com cuidado) para alisar a franja.
Corte longo pixie com franja
O corte pixie não é novidade. É sempre um sucesso entre as mulheres que preferem manter o cabelo curto, seja pela praticidade ou gosto pessoal. Não é nenhuma surpresa, portanto, que o aumento da procura pelo corte tenha sido de mais de 1.630% no Pinterest.
Talvez você não se lembre, mas Anne Hathaway é uma verdadeira camaleoa quando o assunto é seu cabelo e ela já usou o corte pixie de todos os jeitos possíveis. Um deles foi no estilo longo e, claro, com franja, que acaba sendo uma ótima pedida para estilizar um visual de um cabelo que já é curto - sem contar a baixa manutenção que a combinação exige.
Penteado liso para trás com franja
A franja por si só já é um baita diferencial no visual, mas penteados são sempre bem-vindos como uma forma de variar o estilo do cabelo. A procura por penteados para cabelo liso com franja, por exemplo, cresceu mais de 345%, segundo a plataforma.
No estilo em ascensão, as mechas da franja ficam presas, ou melhor "escondidas", embaixo do cabelo e penteadas em direção às orelhas. O resto do cabelo fica solto, com todos os fios no lugar - e sempre com a ajuda de um bom fixador. É um estilo natural e costumamos ver com frequência nas passarelas.
Outras maneiras de sair da mesmice, para quem deseja mudar a forma de usar a franja ou quem quer deixar o rosto à vista, é prender as laterais com presilhas, fazer uma trança, manter um rabo de cavalo alto no topo da cabeça ou, até, prender a franja para trás com a ajuda de uma fita de cabelo.
Minifranjas
Bastante em alta no começo do ano, as minifranjas continuam na boca e na cabeça do povo. A busca pelo estilo aumentou em 185%, comprovando o que todas nós já sabíamos: a moda se reinveinta e se inspira no passado.
Muito antes de Emma Watson e Bella Hadid mostrarem ao público como elas não têm problema em se arriscarem, Audrey Hepburn já havia popularizado a tendência. Dos 50, as baby bangs (franjas curtas, na tradução literal) criam um look marcante e podem ajudar a realçar os olhos e as maçãs do rosto.
Mas não se engane: o estilo é bastante ousado e pode não dar certo para qualquer um. As minifranjas são um daqueles estilos de franja que se adaptam melhor em cabelos lisos ou levemente ondulados por conta da textura lisa. Com a técnica certa, no entanto, pode funcionar em fios cacheados, crespos e volumosos também.