Home
Estilo de Vida
Caos cretense e a vingança divina: conheça a lenda do minotauro
Estilo de Vida

Caos cretense e a vingança divina: conheça a lenda do minotauro

publisherLogo
Aventuras Na História
15/02/2025 15h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16463829/original/open-uri20250215-17-1w5uas0?1739631904
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Minos, filho de Zeus, mas criado pelo marido de Europa como se fosse seu, assume o trono de Creta quando o rei morre. Porém, seus irmãos não aceitam a decisão e começam uma disputa intensa pelo poder.

Para se legitimar como rei, Minos alega que foi escolhido pelos deuses e pede uma prova a Poseidon: um touro branco perfeito. Poseidon atende ao pedido e envia o animal às praias de Creta.

O touro deveria ser sacrificado em homenagem ao deus do mar, mas Minos, fascinado pela beleza da criatura, decide enganar Poseidon e sacrificar outro animal no lugar.

Relação improvável

O deus do mar, furioso com a traição, busca a ajuda de Afrodite, que faz com que Pasífae, esposa de Minos, se apaixone pelo touro.

Dessa relação improvável nasce Astérion, o Minotauro – uma criatura com corpo de homem e cabeça de touro.

Inicialmente, Astérion é criado como uma criança comum, mas seus instintos violentos logo fogem ao controle.

Sem poder eliminá-lo, já que se tratava de uma criatura nascida por vontade divina, Minos consulta o oráculo de Delfos e ordena que Dédalo construa um gigantesco labirinto nos arredores do palácio de Cnossos para aprisionar o Minotauro.

Anos depois, surge o herói ateniense Teseu, que se propõe a acabar com o domínio de Creta. Com a ajuda de Ariadne, filha de Minos, Teseu entra no labirinto, enfrenta o Minotauro e o derrota, libertando Atenas dos tributos impostos por Creta.

Minotauro
"Minotauromaquia", de Pablo Picasso - Getty Images

Inspiração

Acredita-se que o mito do labirinto tenha sido inspirado no próprio palácio de Cnossos, uma construção complexa, cheia de corredores e salas, equipada até com um sistema de esgoto. Hoje, o sítio arqueológico é um dos maiores atrativos da ilha de Creta.

O nome “Minotauro” combina as palavras “Minos” e “touro”, ou seja, “O Touro de Minos”. Alguns historiadores sugerem que a lenda esteja ligada ao culto a um deus-touro em Creta, simbolizando o auge da ilha como potência regional. A morte do Minotauro representaria o declínio desse poder e a ascensão de Atenas.

Por fim, o termo “minoico” foi criado para se referir a essa época de prosperidade e influência, consolidada sob o reinado de Minos.

Seu legado, apesar de marcado por tragédias e conflitos, se tornou parte fundamental da mitologia e da história da região.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também