Homens estão ficando cada vez mais altos que as mulheres, segundo estudo
Aventuras Na História
Um novo estudo publicado na Biology Letters chama atenção para um fato que, embora já seja notável ao longo do último século, chama bastante atenção: ao redor do mundo, os homens ganharam altura e peso duas vezes mais rápido que as mulheres, desde 1900, gerando assim diferenças físicas cada vez maiores entre os dois sexos.
O estudo foi desenvolvido por uma equipe liderada pelo professor Lewis Halsey, da Universidade de Roehampton, na Inglaterra, a partir de dados da Organização Mundial da Saúde, autoridades estrangeiras e registros do Reino Unido para avaliar como a altura e o peso variaram de acordo com as condições de vida.
Estamos vendo insights sobre como a seleção sexual moldou o corpo masculino e feminino e como ambientes melhorados, em termos de alimentos e menor carga de doenças, nos libertaram de nossos grilhões", afirma Halsey ao The Guardian.
A partir da análise de registros do índice de desenvolvimento humano (IDH) de diversos países, o estudo descobriu que, para cada aumento de 0,2 no IDH — uma pontuação que varia de zero a um, baseada na expectativa de vida, tempo de educação e renda per capita —, as mulheres ficavam em média 1,7 cm mais altas e 2,7 kg mais pesadas, enquanto com os homens o aumento era de 4 cm e 6,5 kg.
Com esses dados, a pesquisa sugere que, com a melhora nas condições de vida, tanto altura quanto o peso das populações aumentam. Porém, o que mais chama atenção é que esse aumento é mais do que duas vezes maior em homens que em mulheres.
Para verificar se essa previsão era compartilhada por outros países, os pesquisadores analisaram registros históricos de altura de todo o Reino Unido, que apontou que, de 1900 para 2022, o IDH aumentou de 0,8 para 0,94. E na primeira metade do século, a altura média das mulheres aumentou em 1,9%, de 159 cm para 162 cm; enquanto isso, para os homens, a altura média aumentou em 4%, de 170 cm para 177 cm.
"Para colocar isso em perspectiva, cerca de uma em cada quatro mulheres nascidas em 1905 era mais alta do que a média dos homens nascidos em 1905, mas isso caiu para cerca de uma em cada oito mulheres para aquelas nascidas em 1958", pontua Halsey.
+ Conheça o homem mais alto e a menor mulher do mundo
Justificativa
No estudo, os pesquisadores especulam que um dos motivos para o aumento mais acelerado do tamanho dos homens provavelmente se deve às preferências sexuais das mulheres, que priorizavam homens mais altos e musculosos — mesmo que, em uma era em que a obesidade é um problema comum, homens mais pesados não necessariamente signifiquem musculosos.
No entanto, estatura e físico são ainda importantes indicadores de saúde e vitalidade. "As mulheres podem achar a altura dos homens atraente porque, potencialmente, isso os torna mais formidáveis, mas também porque ser mais altos sugere que eles são bem-feitos", explica Halsey.
"À medida que cresceram, eles não foram afetados pelas pedras e flechas de um ambiente ruim, então eles atingiram mais de seu potencial de altura. É um indicador de que eles são bem-feitos", acrescenta o pesquisador.
Apesar desta aparente melhora biológica, ainda segundo o Guardian, há desvantagens em ser maior. Isso porque, por mais que pessoas altas geralmente sejam aquelas com melhores condições de vida, nutrição e saúde, elas também são mais propensas a vários tipos de câncer, pelo simples fato de possuírem mais células que podem acumular mutações.