Pesquisadores encontram característica 'vampirística' em bactérias mortais
Aventuras Na História
Algumas das bactérias mais mortais de todo o mundo procuram e se alimentam de sangue humano. Segundo pesquisadores da Washington State University (WSU), a Salmonella e E. coli — que causam doenças de origem alimentar — possuem uma nova característica chamada "vampirismo bacteriano".
+ Médico injetou em animais bactérias de feridas de presidente assassinado nos EUA
Durante muito tempo foi um grande mistério como e porquê estes microrganismos conseguem se mover tão habilmente do intestino para o sangue; onde podem ser mortais. Agora, os especialistas descobriram que essas bactérias são atraídas pela parte líquida do sangue, o sérum; que contém nutrientes que as bactérias podem usar como alimento.
As bactérias podem facilmente encontrar o sérum e entrar na corrente sanguínea das pessoas por meio de pequenos cortes no sistema digestivo; o que pode, às vezes, causar morte por sepse em pessoas com doença inflamatória intestinal.
Como os tubarões
Segundo repercute matéria do Daily Mail, o estudo, publicado na revista eLife, aponta que a menor quantidade de sangue já é mais do que suficiente para atrair as bactérias vampíricas; assim como os tubarões, que conseguem detectar uma gota de sangue entre bilhões de gotas de água.
Professor da Faculdade de Medicina Veterinária da WSU e co-autor do estudo, Arden Baylink disse em um comunicado: "As bactérias que infectam a corrente sanguínea podem ser letais".
Aprendemos que algumas das bactérias que mais comumente causam infecções na corrente sanguínea realmente detectam uma substância química no sangue humano e nadam em direção a ela, explicou.
O estudo aponta que a E. coli e Salmonella podem detectar apenas um fentolitro de sérum — uma pequena quantidade igual a 0,0000000000001 mililitros. Assim, sempre que encontram um corte que está vazando sangue, elas se aglomeram em torno e entram nele; algo muito parecido com que fazem os tubarões que detectam suas presas através do sangue.