Home
Estilo de Vida
Sky Garden: a curiosa cratera que se tornou um ponto turístico irlandês
Estilo de Vida

Sky Garden: a curiosa cratera que se tornou um ponto turístico irlandês

publisherLogo
Aventuras Na História
17/02/2025 19h10
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16465264/original/open-uri20250217-18-1nsnv8g?1739819677
©Reprodução/Instagram @greenarchitecturenow
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Diferentemente de muitas atrações turísticas que chamam a atenção de longe, o Sky Garden se destaca pela sua discrição. Escondida entre as colinas nos arredores de Skibbereen, em West Cork, na Irlanda, essa impressionante instalação do artista californiano James Turrell integra o complexo hoteleiro e residencial Liss Ard Estate.

A obra convida os visitantes a se desconectarem do agito cotidiano, em um refúgio onde o barulho da vida moderna é substituído pelo silêncio.

Turrell, renomado por seus projetos que exploram a relação entre luz e céu, foi contratado pelo então proprietário do Liss Ard Estate, o negociante de arte alemão Veith Turske, na década de 1990. 

O local

Inspirada em elementos das culturas celta, egípcia e maia, a instalação está situada em uma cratera e possui um pedestal de granito no centro. Ali, os visitantes são convidados a se deitar e contemplar o céu.

O espaço acomoda confortavelmente duas pessoas, que devem se posicionar com os pés juntos e as cabeças apoiadas em lajes elevadas.

Altar de granito no Sky Garden - Reprodução/Instagram @greenarchitecturenow

O Sky Garden está instalado sobre o que foi, no passado, um forte da Idade do Bronze, período compreendido entre 3300 a.C. e 1200 a.C. Na região, também há vestígios de pequenos assentamentos circulares típicos do norte da Europa. 

Considerado uma joia oculta da Irlanda, o acesso ao jardim se dá por um corredor de 32 metros, que remete à forma de um útero, e por escadas que levam à bacia oval. A visita custa aproximadamente R$ 72.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também