Home
Estilo de Vida
Canetas emagrecedoras vencidas fazem mal? Médicos explicam os riscos
Estilo de Vida

Canetas emagrecedoras vencidas fazem mal? Médicos explicam os riscos

publisherLogo
Bons Fluidos
28/01/2026 18h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O uso de canetas emagrecedoras, como Wegovy, Ozempic e Mounjaro, cresceu de forma acelerada nos últimos anos. No Brasil, dados do Conselho Federal de Farmácia indicam que o consumo desses medicamentos aumentou 88% em 2025 em comparação com 2024. No entanto, o que mais preocupa os profissionais de saúde não é somente a popularização do tratamento, mas a falta de informação sobre o armazenamento correto e o tempo adequado de uso. Esse desconhecimento tem levado ao consumo de fármacos vencidos, prática que pode representar riscos à saúde.

Prazo de validade das canetas emagrecedoras

Em seu perfil no Instagram, a endocrinologista Marina Karam explicou que os medicamentos possuem uma validade antes de serem abertos, geralmente de 24 meses, e outra após o início do uso. “A canetinha, depois de aberta, passa a ter validade de seis semanas, seguindo a bula aqui do Brasil. Em alguns casos, esse prazo pode ser estendido para até oito semanas, de acordo com a bula internacional, já que o produto é importado”, afirmou.

Essa recomendação vale para Wegovy, Mounjaro e Ozempic. Entretanto, conforme relata a profissional, é comum que pacientes mantenham as canetas na geladeira por períodos superiores ao indicado. Para o ao jornal ‘O Globo’, o médico Paulo Augusto de Carvalho Miranda detalhou os perigos dessa prática.

“Os riscos vão desde a perda do efeito da medicação. São moléculas proteicas, peptídeos, e, com a degradação, o medicamento perde a eficácia. Além disso, a solução pode desenvolver produtos alergênicos ou até mesmo processos infecciosos, se tiver uma contaminação desse produto que mal acondicionado ou se o uso ultrapassar o tempo descrito em bula para a preservação”, esclareceu.

Os impactos à saúde, segundo especialistas, também podem ocorrer em razão do uso de medicamentos falsificados, cujos compostos utilizados na fabricação são desconhecidos. Além disso, o armazenamento inadequado das canetas compromete a eficácia do tratamento e aumenta o risco de contaminação. Por isso, médicos recomendam manter Wegovy e Ozempic refrigerados, em temperaturas entre 2 °C e 8 °C. Já o Mounjaro pode permanecer em temperatura ambiente, abaixo de 30 °C, por até 21 dias.

*Leia também: OMS lança diretrizes sobre uso de canetas emagrecedoras contra obesidade; entenda

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também