Home
Estilo de Vida
Chá pós-treino ajuda na recuperação muscular; veja qual é
Estilo de Vida

Chá pós-treino ajuda na recuperação muscular; veja qual é

publisherLogo
Bons Fluidos
15/07/2025 17h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Praticar exercícios com frequência, principalmente treinos de força, estimula os músculos excessivamente, causando microtraumas. A recuperação muscular, no entanto, é responsável por não somente regenerar o tecido, como promover seu desenvolvimento e crescimento. De acordo especialistas, esse processo pode ser impulsionado por meio de uma alimentação balanceada e da hidratação. Por isso, eles indicam consumir chá de erva-cidreira após as atividades físicas.

Chá repara os músculos

Também conhecida como verbena-limão, a planta nativa da Argentina e do Chile possuí propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Esses componentes, de acordo com a médica Cherilyn Davis, tornam a infusão um estimulante para a regeneração das células do tecido muscular.

Para comprovar esse efeito, a pesquisadora acompanhou dois grupos: um composto por pessoas que consumiram erva-cidreira por dez dias e outro que não recebeu o ingrediente. A partir de exames de sangue, Davis constatou que a ingestão da planta reduziu os danos causados pelos exercícios. Além disso, as participantes da pesquisa relataram menos dores do que os indivíduos da amostra controle.

Profissionais explicam que, para além do controle da inflamação, a verbena-limão têm funções calmantes., contribuindo para o relaxamento dos músculos. Desta forma, o tecido consegue se recuperar mais rapidamente e forma menos desconfortável.

Outros benefícios

Muito presente na cultura de comunidades indígenas da América Latina, o chá também é indicado para o tratamento de resfriados e distúrbios digestivos, como diarreia, cólicas e gases. Os poderes da planta são até reconhecidos por médicos mexicanos, o que levou à sua inclusão na Biblioteca Digital de Medicina Tradicional Mexicana. 

De acordo com especialistas, a erva-cidreira – rica em óleos essenciais – ajuda o corpo como um todo, melhorando os níveis de colesterol e prevenindo o crescimento de tutores. Ademais, a planta protege as células do estresse oxidativo – processo responsável pelo envelhecimento processo. Há ainda benefícios para a mente, já que a infusão atua contra a ansiedade.

 

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também