Estilo de Vida
Cinco motivos para você adicionar o tamarindo na sua rotina
Bons Fluidos
05/02/2025 10h45
PUBLICIDADE
O tamarindo pode não ser a fruta principal de sucos, vitaminas e smoothies, como acontece com a banana, maçã, abacate e mamão. Porém, esta fruta tem tantos benefícios quanto. Descubra cinco deles:
Cinco benefícios do tamarindo
- Proteção do corpo: O tamarindo possui muitos compostos antioxidantes, como a vitamina C e os polifenóis. Isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combater os radicais livres, proteger as células dos danos oxidativos e prevenir o envelhecimento precoce.
- Controle do colesterol: A fruta ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, beneficiando a saúde cardiovascular.
- Redução da pressão arterial: O potássio de sua composição promove o o relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial. Vale ressaltar que 100 gramas possui 700 mg de potássio, o que é mais do que o dobro do que está presente na banana.
- Equilíbrio do peso: O fruto tem muitas fibras e isso ajuda na digestão e promove a saciedade, regulando o metabolismo e ajudando no emagrecimento.
- Propriedades digestivas: Adicionar o tamarindo na sua rotina contribui para que a digestão e o intestino funcionem melhor. Isso porque ele é considerado um laxante natural e um remédio para a constipação.
Três alimentos que podem ajudar na constipação
Se a constipação aparecer de vez em quando, é inofensiva, mas acaba sendo incômoda. Sendo assim, separamos três ingredientes que podem te ajudar com este impasse. Descubra:
- Kiwi: Assim como figos, abacates, sementes de linhaça e maçãs, o kiwi também ajuda na constipação. O motivo? A presença de fibras solúveis. Essas, por sua vez, atraem a água e fazem com que um gel se forme no intestino, amolecendo as fezes e aumentando os movimentos intestinais.
- Café: Acredite ou não, mas o café faz o intestino funcionar melhor. Isso porque, além do mesmo tipo de fibras, ele também possui polifenóis, que atuam como prebióticos.
- Iogurte: As culturas ativas vivas, como Lactobacillus e Bifidobacterium, estão na composição da bebida láctea, e são responsáveis pela quebra da constipação. Ademais, ele também contribui para o alívio dos sintomas da síndrome do intestino irritável. Clique aqui e leia a matéria completa.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
PUBLICIDADE