Home
Estilo de Vida
Conheça raças de cães e gatos mais indicadas para pessoas alérgicas
Estilo de Vida

Conheça raças de cães e gatos mais indicadas para pessoas alérgicas

publisherLogo
Bons Fluidos
30/01/2026 18h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Se você não é essa pessoa, provavelmente já ouviu algum conhecido se queixar de não poder ter cães ou gatos devido a alergia a animais ou a problemas respiratórios que se intensificam na presença deles, como rinite e asma. Seja qual for o caso, há uma boa notícia para os amantes de pets: segundo especialistas, algumas raças são consideradas hipoalergênicas, o que reduz significativamente o risco de crises.

Cães e gatos para quem tem alergia

Apesar de muitas pessoas associarem os quadros alérgicos aos pelos, veterinários explicam que, na verdade, os principais responsáveis por desencadeá-los são proteínas presentes na saliva, na urina e na pele dos animais. Esses componentes se espalham pela casa por meio da pelagem e de tecidos descamados. Dessa forma, podem permanecer no ambiente, especialmente em móveis e tapetes, por dias, provocando sintomas como espirros, coriza e tosse.

Alguns pets, no entanto, liberam uma quantidade significativamente reduzida dessas substâncias, o que ajuda a diminuir os episódios alérgicos. É o caso de cães das raças Poodle, Schnauzer e Yorkshire Terrier. Isso ocorre porque a renovação dos pelos nesses animais é mais lenta. Assim, a descamação acontece esporadicamente e o acúmulo de alérgenos se torna menos provável.

Entre os gatos, o Siberiano e o Azul Russo se destacam por produzirem níveis mais baixos da proteína Fel d 1. Profissionais apontam que felinos de pelagem clara tendem a provocar menos sintomas alérgicos em comparação aos de pelagem escura. Ainda assim, ressaltam que nenhum animal é 100% hipoalergênico. Por isso, é importante adotar alguns cuidados, como aspirar a casa com frequência, manter a higiene dos pets e restringir o acesso à cama do tutor. Outra dica é investir em purificadores de ar.

Adote um animalzinho

Agora que você já sabe quais raças podem ser mais indicadas para conviver com saúde, que tal aproveitar para adicionar um novo membro à família? O grupo AuMiAu, responsável pelo resgate e pela adoção de pets, pode ajudar você a encontrar um novo companheiro. Confira as redes sociais da instituição:

*Leia também: Veterinária revela 3 hábitos diários que você deve ter com seu cachorro

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também