Cura, alegria e relaxamento: saiba porque os gatos ronronam

Bons Fluidos






Seus gatos fazem um som suave e vibrante, que lembra um pequeno motor, enquanto estão recebendo carinho? Esse barulho, de acordo com especialistas, é um fenômeno conhecido como ronronar. Ele ocorre quando os felinos atingem uma frequência de 25 a 30 Hertz. Pesquisadores já descobriram que isso é possível graças à uma estrutura, semelhante à almofadas, presente nas cordas vocais desses animais. O zumbido é bem fofo, né? Por isso, muitas vezes, o atrelamos à felicidade e ao conforto. No entanto, profissionais apontam que ele ainda pode funcionar como um método de cura.
Entenda o ronronar dos gatos
Uma análise da Biblioteca do Congresso dos EUA mostrou que, inicialmente, os gatinhos ronronavam para se comunicar com a mãe , que é a responsável por ensiná-los a emitir o ruído. “Filhotes que não tiveram contato com a mãe, ou que pertencem à linhagens menos domesticadas, podem não aprender a ronronar ou o fazem de maneira menos evidente”, explicou o professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília, Bruno Alvarenga, à ‘Folha de Pernambuco’.
Já na vida adulta, os felinos continuam produzindo o som, que é constantemente associado ao bem-estar do animal. No entanto, segundo a pesquisadora Elizabeth Von Muggenthaler, o ronronar funciona como um “mecanismo natural de cura “, quando atingir uma frequência entre 25 e 150 Hertz. “O zumbido pode estar ligado ao fortalecimento e reparo dos ossos, alívio da dor e cicatrização de feridas”, detalhou.
Além disso, um estudo, publicado na revista Scientific American, apontou que os gatos podem recorrer ao barulho em momento de estresse e desconforto. Nessas situações, os animais ronronam para se acalmar. O som ainda é emitido como forma de pedido. “Os gatos são mestres em condicionar seus tutores. Muitos combinam o ronronar com miados para conseguir o que desejam, seja um petisco ou água fresca da torneira”, disse Alvarenga.
O zumbido, no entanto, também pode indicar problemas na saúde do animal . “Devemos ligar o alerta quando o ronronar vem acompanhado de dificuldade respiratória, secreções, apatia… Nesses casos é recomendado levar o gatinho ao veterinário para avaliação”, apontou a veterinária Erika Jady, em entrevista à ‘Primeira Página’.


