Home
Estilo de Vida
Dia do Retorno dos Animais: aproveite para relembrar a memória de pets que já faleceram
Estilo de Vida

Dia do Retorno dos Animais: aproveite para relembrar a memória de pets que já faleceram

publisherLogo
Bons Fluidos
27/10/2025 16h05
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Entre 27 de outubro e 2 de novembro, a população mexicana celebra o Dia dos Mortos. A data nasceu para enaltecer a memória de entes queridos falecidos, mas, com o tempo, passou a homenagear também os pets que já se foram, marcando o Dia do Retorno dos Animais.

Saiba como relembrar a trajetória dos pets

Historiadores relatam que o feriado do México surgiu há mais de cinco séculos com as culturas asteca e maia. Enquanto isso, a comemoração focada nos pets foi criada nos últimos anos, de forma simbólica, por instituições de proteção animal. No entanto, ambos se baseiam na crença de que as almas, sejam de bichinhos ou de outros familiares, podem voltar à terra para visitar os conhecidos ainda vivos.

Com a popularização da data, então, não somente mexicanos como populações de todo o mundo passaram a utilizá-la para fazer uma homenagem aos pets. Assim, os rituais feitos para celebrar a memória de entes queridos, como presenteá-los com flores, velas e antigo pertences, também passaram a enaltecer os pequenos seres.

No Dia do Retorno dos Animais, ainda virou costume preparar oferendas para os bichinhos. Muitos tutores, por exemplo, montam altares, com brinquedos, fotos e até petiscos, para atraí-los ao lar. Isso porque o feriado marca o momento perfeito para se reconectar com aqueles que deixaram saudade.

Ritual para o Dia do Retorno dos Animais

Portanto, para aproveitar a data, separe um local mais reservado da casa, com uma superfície plana, onde você deve posicionar velas. Dessa forma, será possível guiar seus espíritos. Mas antes é importante enfeitar o espaço com panos ou papeis coloridos, evidenciando que o ritual busca celebrar a trajetória do bichinho e recebê-lo com alegria.

Em seguida, acrescente também imagens com os animais de estimações, além de seus passatempos favoritos, como bolinhas ou ossos. Os registros devem ficar no centro do altar, rodeados com flores de calêndula, que representam a vida e a morte. No caso de cachorros, a coleira também pode ajudar a chamá-los até a casa. Por fim, deixe uma tigela de água, juntamente com as comidas prediletas dos bichinhos, e espere até sentir a sua presença no lar.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também