Especialista revela passos simples para garantir uma vida saudável; descubra
Bons Fluidos

Muitas pessoas, ao tentar adotar uma vida mais saudável, recorrem a estratégias alternativas que, por vezes, se dizem milagrosas, como novas terapias ou até suplementação. Para o homeopata e farmacêutico Jamar Tejada, contudo, na maioria dos casos, o simples pode ser suficiente para fortalecer o corpo e garantir longevidade.
Dicas para construir uma vida saudável
De acordo com o especialista, trocar alguns hábitos nocivos ao organismo, em vez de gastar tempo e recursos com táticas inovadoras, já nos aproxima do bem-estar. Ele cita, por exemplo, a diminuição do consumo de açúcar e de ultraprocessados. Essa ação, conforme mostram estudos, reduz as chances de desenvolver diversas doenças, como obesidade, diabetes e câncer, mas principalmente as cardiovasculares.
Além disso, a estratégia auxilia o emocional. Isso porque os doces, em especial, podem estimular a liberação de cortisol, o hormônio do estresse. As comidas industrializadas, por sua vez, estão associadas a um aumento de 58% no risco de depressão, segundo um levantamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Outro ingrediente que apresenta prejuízos semelhantes é o sódio. Por isso, a recomendação de Jamar é evitar deixá-lo sobre a mesa durante as refeições, a fim de reduzir a ingestão. “Tirar o saleiro de cima da mesa já faz toda a diferença. Porque, se você está ali com sal, vai querer jogar na salada. Isso provoca retenção de líquidos e um grande desequilíbrio no nosso organismo”, explica.
O profissional também indica controlar o consumo de café e recorrer a outros líquidos para manter a hidratação. Ademais, ele ressalta a necessidade de incluir vegetais variados no cardápio. “Vamos começar colocando uma fruta por semana na sua dieta. A pessoa chega na sessão de frutas e verduras e vai, na grande maioria das vezes, direto no tomate e na alface. Já viu alguém esticar o braço para pegar uma berinjela, para pegar uma fruta diferente?”, comenta.
“Como você quer esperar do seu corpo uma resposta diferente se sempre faz a mesma coisa? Aí você pensa: ‘Não, eu não me preocupo com o cardápio porque tomo suplemento’. Tudo bem, é bom, mas precisamos entender que a alimentação é o alicerce”, conclui o especialista.
*Leia também: Alimentação saudável pode aumentar expectativa de vida em 13 anos, conclui pesquisa