Home
Estilo de Vida
Gravidez silenciosa existe? Saiba como acontece o fenômeno raro
Estilo de Vida

Gravidez silenciosa existe? Saiba como acontece o fenômeno raro

publisherLogo
Bons Fluidos
29/07/2025 14h51
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Você já escutou histórias de mulheres que só descobriram que estavam grávidas quando já estavam em trabalho de parto? Pode parecer um roteiro de filme, mas isso realmente acontece na vida real. Trata-se da chamada gravidez silenciosa, uma condição rara em que a mulher não percebe os sinais da gestação até os últimos meses ou, em alguns casos, até o momento do nascimento.

O que é uma gravidez silenciosa?

Na gravidez silenciosa, os sintomas clássicos da gestação passam despercebidos, são confundidos com outras condições ou simplesmente não aparecem. Isso pode acontecer por diversos motivos, como alterações hormonais, presença de sangramentos ou fatores emocionais. Saiba mais sobre alguns fatores que podem dificultar a percepção da gestação:

  • Ciclos menstruais irregulares ou a presença de sangramentos durante a gravidez, como o sangramento de nidação ou decorrente de hemorroidas, podem confundir a mulher e fazê-la acreditar que está menstruando normalmente;
  • Sobrepeso ou obesidade dificultam a percepção do crescimento abdominal ou dos movimentos do bebê;
  • Mulheres com abdômen mais rígido ou musculoso, como atletas ou quem já fez abdominoplastia, também podem não perceber o aumento da barriga;
  • Sintomas típicos como cólicas, náuseas e sonolência podem ser confundidos com TPM, má alimentação ou estresse;
  • Há, ainda, casos de negação inconsciente da gravidez. Ocorre quando a mulher, por medo ou trauma, não reconhece alguns sinais do próprio corpo.

Quais são os riscos?

O principal risco de uma gravidez não percebida é a ausência do pré-natal. Sem acompanhamento médico, a mulher pode seguir com hábitos prejudiciais, como consumo de álcool, tabagismo ou medicamentos contraindicados, por exemplo. Além disso, alguns exames importantes para detectar complicações (como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia) não são realizados.

Não há uma fórmula exata para prevenir a gravidez silenciosa. Mas é possível se proteger com consultas regulares ao ginecologista, especialmente se você possui ciclos irregulares, histórico de síndrome do ovário policístico ou se passou por períodos de estresse intenso, que podem mascarar sinais do corpo.

O cuidado com a saúde reprodutiva e o autoconhecimento do próprio corpo são as maiores formas de evitar surpresas. Afinal, entender os sinais que o organismo dá é um caminho importante para cuidar de si mesma em todas as fases da vida.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também