Home
Estilo de Vida
Lua Cheia pode afetar o sono? Neurologista responde
Estilo de Vida

Lua Cheia pode afetar o sono? Neurologista responde

publisherLogo
Bons Fluidos
24/10/2025 18h48
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Você já se sentiu mais desperto durante os dias de Lua Cheia? Ou já ouviu dizer que o ápice do astro impacta diretamente o sono? Por décadas, essa influência circulou mais como uma crença, sem muito embasamento. Hoje, contudo, a ciência não somente considera esse fenômeno verdadeiro, como apresenta explicações para ele.

“As mudanças são modestas. A maioria das pessoas perde apenas de 15 a 30 minutos de sono, mas o efeito é mensurável”, apontou a Professora Associada de Neurologia da Universidade de Pittsburgh, Joanna Fong-Isariyawongse, em um artigo publicado no ‘The Conversation’. 

Entenda a influência da Lua Cheia no descanso

De acordo com a especialista, diferentes estudos mostram que, durante a Lua Cheia, as pessoas tendem a demorar para pegar no sono, acordam diversas vezes e dormem por menos tempo. Além disso, o corpo celeste reduz a fase de descanso profundo, período em que as atividades cerebrais ficam mais lentas e ocorre o relaxamento muscular.

Outras pesquisas, focadas em grandes populações, ainda revelam que esse pico faz com que muitos passem a ir para a cama mais tarde do que costumam em sua rotina habitual. Isso ocorre, conforme esclarece Fong-Isariyawongse, devido ao aumento da luminosidade natural. Ela explica que o corpo é programado para seguir o ciclo natural da luz.

“Uma lua brilhante à noite pode atrasar o relógio interno do organismo, reduzir a melatonina, sendo os hormônios que sinalizam o momento de dormir, e manter o cérebro mais alerta”, detalhou.

Por isso, os impactos sobre o repouso são mais intensos em locais sem iluminação artificial, como áreas rurais. Além disso, segundo levantamentos, afetam principalmente as mulheres, que encontram dificuldade para descansar durante a Lua Cheia. Já os homens podem sofrer com o sono fragmentado na fase crescente.

Luz artificial também é perigosa

No entanto, na opinião da neurologista e de outros profissionais, a claridade artificial, proveniente de lâmpadas e aparelhos eletrônicos, é ainda mais prejudicial ao descanso. O excesso de luz azul, tanto durante a noite quanto ao longo do dia, provoca excitação das atividades cerebrais e atrasa a liberação de melatonina por várias horas. Assim, com maior impacto do que o astro, ela dificulta o sono profundo.

“Então, se você se sentir inquieto em uma noite de Lua Cheia, pode não estar imaginando coisas: o corpo celeste pode sim atrapalhar seu sono. Mas se a insônia acontece com frequência, observe mais de perto. É provável que a culpa seja da luz mais perto da sua mão, e não daquela que está no céu“, orientou a especialista.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também