Home
Estilo de Vida
Maio Roxo: veja como identificar as principais doenças inflamatórias intestinais
Estilo de Vida

Maio Roxo: veja como identificar as principais doenças inflamatórias intestinais

publisherLogo
Bons Fluidos
25/05/2024 14h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16228829/original/open-uri20240525-18-z52o3v?1716646222
© Canva Pro/Prostock-studio
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Você sabia que maio é o mês de conscientização de doenças inflamatórias intestinais (DIIs), também conhecido como Maio Roxo? Abaixo, você confere quais são algumas delas, os sintomas e tratamentos.

Doença de Chron

As informações que você verá a partir de agora são do portal do Hospital Israelita Albert Einstein

Doença de Chron  é uma doença inflamatória que atua em partes do intestino. Primeiramente, os sintomas são dores e cólicas abdominais, diarreia persistente, perda de peso e presença de sangue nas fezes. Em seguida, eles pioram e transformam-se em anemia e desnutrição, cansaço generalizado, náusea, perda de apetite, lesões oculares e na pele, formação de abcessos no intestino, obstrução de cólon, cálculo renal, artrite e febre.

Retocolite ulcerativa

Também conhecida como colite ulcerativa , ela afeta a mucosa do cólon, o intestino grosso e o reto. Os sintomas variam entre diarreia com sangue, desejo urgente de evacuar, dor abdominal, odor forte e febre.

Diverticulite

Resumidamente, esta condição médica atinge os divertículos , inflamando ou infectando as pequenas bolsas que podem se formar nas paredes do intestino grosso. Comumente, as pessoas costumam sentir dor abdominal, febre, calafrios, mudanças nos hábitos intestinais e sensibilidade abdominal.

Síndrome do intestino irritável

Quando diarreia e constipação aparecem com frequência, pode ser que a pessoa tenha adquirido a síndrome do intestino irritável . Esta doença afeta entre 10% e 20% da população e costuma aparecer mais em mulheres.

Diagnóstico e tratamento

Se sentir algum desses sintomas, vá ao médico e não se medique. Ele será o melhor profissional para avaliar seus sintomas e te passar o melhor tratamento. Vale lembrar que as DIIs não têm cura, mas podem ser tratadas, segundo especialistas ouvidos pela CNN.

Tome cuidado, é importante tratá-las, pois há chance de algumas delas virarem câncer caso o intestino grosso for muito afetado pela inflamação.

 

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também