Home
Estilo de Vida
Músicas fazem bem ou mal para os animais? Veja o que diz a ciência
Estilo de Vida

Músicas fazem bem ou mal para os animais? Veja o que diz a ciência

publisherLogo
Bons Fluidos
02/12/2025 16h21
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Se você é tutor de pet, é provável que, ao colocar músicas para tocar em casa, já tenha se perguntado se elas podem incomodá-lo ou até prejudicar sua audição. Estudos apontam, contudo, que determinados estilos costumam, na verdade, acalmar os animais e ajudar a controlar casos de ansiedade por separação.

Efeitos das músicas para a saúde mental

Focadas em entender os impactos sonoros no organismo dos pets, a especialista em psicoacústica Joshua Leeds e neurologista veterinária Susan Wagner analisaram o comportamento de 150 cachorros em canis e residências particulares. Dessa forma, elas obtiveram que que mais de 70% dos animais do primeiro grupo apresentaram redução da ansiedade após ouvirem canções de piano. Já entre os membros do segundo, essa queda chegou a 80%.

De acordo com as cientistas, logo depois das sessões musicais, os cães deixaram de demonstrar comportamentos preocupantes, como tremores e respiração ofegante. Em entrevista à ‘BBC’, a tutora Serenity Strull relatou como os sons criados por Leeds e Wagner, assim como outras canções, foram a solução para o emocional da cadela Margot. Ela disse que, enquanto antes os vizinhos reclamavam dos latidos da cachorra, agora ela passa os períodos em que está sozinha descansando ao som de Brahms ou Beethoven.

“Houve ocasiões em que só cheguei em casa às 4 horas da manhã e ela estava simplesmente dormindo“, afirmou.

Estudos apontam que esse efeito relaxante, associado principalmente à música clássica, ocorre devido à redução dos níveis de cortisol, hormônio do estresse. Além disso, sugerem que produções lentas, com 50 a 60 batidas por minuto ou menos, estimulam a liberação de substâncias benéficas para a saúde mental. As pesquisas, contudo, ainda não identificaram o fator responsável por desencadear as alterações cerebrais.

Animais relaxam com canções

Entretanto, os pesquisadores descobriram que as músicas não ajudam somente o psicológico dos cães, como o de diversas outras espécies, incluindo elefantes e gorilas. As canções, conforme revelam levantamentos, também se mostraram positivas para os gatos, animais conhecidos pela audição mais sensível. Um estudo, inclusive, forneceu a 12 felinos sons de diferentes gêneros, desde rock até o clássico, e identificou menor frequência respiratória e cardíaca após o consumo das composições mais calmas.

Por isso, o reggae e o rock suave também são recomendados para proporcionar relaxamento aos pets. Segundo especialistas, esses estilos, por terem instrumentações leves e andamento lento, favorecem o bem-estar geral, contribuindo para hábitos de sono e alimentação mais saudáveis. Assim, ainda auxiliam na melhora da saúde física.

*Leia também: Dietas veganas para cães podem ser alternativas saudáveis, aponta estudo

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também