O que acontece quando paramos de comer açúcar?
Bons Fluidos
“Até então, por milhares e milhares de anos, a única fonte de açúcar propriamente dita alcançada pelos seres humanos, principalmente os nossos antepassados na pré-história, seria, no máximo, conseguir alguma fonte de mel que é praticamente o açúcar em outro estado físico”, afirma o endocrinologista Bruno Geloneze ao G1. E isso só nos faz pensar como o açúcar, que comemos no dia a dia, realmente não é necessário para a nossa sobrevivência. Na verdade, muito pelo contrário. Se tirarmos o açúcar, nosso corpo responde no físico e no mental. Entenda:
O que acontece com o corpo quando tiramos o açúcar?
Segundo especialistas, o corpo responde muito rápido quando removemos o açúcar, principalmente diminuindo as inflamações.
- Melhora a disposição: Quando você para de ingerir açúcares artificiais, o ânimo para praticar exercícios físicos – e até mesmo atividades do dia a dia – aumenta. Porém, no início, é normal se ocorrer o contrário, já que o corpo estará se acostumando com a ausência da substância.
- Impacto na digestão: A partir do momento que o açúcar deixa o corpo, a massa gordurosa passa a reduzir, e, consequentemente, a inflamação . Com isso, a digestão tende a ser melhor, pois o estômago se esvazia e o sistema consegue aproveitar os nutrientes mais efetivamente.
- Menor risco de doenças: Já que a saúde metabólica melhora, a sensibilidade à insulina aumenta e, consequentemente, o risco de doenças diminui. Então a chance de aparecer diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, obesidade, doença hepática gordurosa e cáries dentárias é bem menor.
- Efeito no humor: O cérebro se adapta à falta de dopamina e, com isso, o humor melhora
- Ajuda no emagrecimento: As gorduras corporal e a visceral também reduzem, levando ao emagrecimento.
Quais as consequências de continuar comendo açúcar?
Se o nível for excedido, o corpo também irá sentir, mas, de um jeito negativo. Isso porque o consumo de açúcar além da conta pode resultar em obesidade, diabetes , doenças, cáries dentárias, inflamações crônicas, síndrome metabólica, ansiedade, depressão, problemas na pele, hipertensão, cirrose hepática e câncer.
É possível obter o açúcar necessário no dia a dia?
Levando em conta que a orientação da Organização Mundial de Saúde é ingerir 25 gramas (seis colheres de chá), e da American Heart Association é menos de 36 gramas (nove colheres de chá) para as mulheres e para homens, 25 gramas, é muito fácil obter a quantidade diariamente nos alimentos naturais .
- Carboidratos complexos: Essa glicose necessária pode ser adquirida através dos grãos integrais, legumes e tubérculos.
- Leite: A lactose e a galactose, presentes no leite , são outras duas formas de adquirir o açúcar.
- Verduras e frutas: Apesar de, em menor quantidade, é possível também conseguir o valor necessário para o corpo.