TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Estilo de Vida
Pesquisa descobre que exercícios físicos moderados oferecem diversos benefícios cognitivos
Estilo de Vida

Pesquisa descobre que exercícios físicos moderados oferecem diversos benefícios cognitivos

publisherLogo
Bons Fluidos
27/03/2025 17h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16492592/original/open-uri20250327-17-1jt93so?1743096899
© Canva Equipes/Robert Kneschke
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, auxiliar o controle de peso e prevenir contra doenças são apenas alguns dos benefícios de se exercitar. Segundo um estudo da Universidade do Sul da Austrália, os exercícios físicos, como corrida, musculação ou ioga, ainda melhoram a função cognitiva do cérebro e a memória de todas as idades.

Como os exercícios físicos ajudam o cérebro

Para entender como as atividades físicas atuam no corpo humano, os pesquisadores realizaram 2.724 testes clínicos, com mais de 250 mil participantes. Os resultados mostraram que exercícios moderados melhoraram a memória de crianças e adolescentes. Além disso, pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentaram maior concentração e redução da impulsividade. Segundo os estudiosos, os avanços foram obtidos rapidamente.

“Com ganhos claros, dentro de um a três meses, destacando que mesmo pequenas explosões de atividade podem fazer uma grande diferença. Também sinaliza que experimentar novos exercícios pode desempenhar um papel fundamental em manter o cérebro engajado e ativo”, detalhou o pesquisador principal, Ben Singh, em comunicado à imprensa.

Um fato interessante do levantamento é a eficácia das atividades leves, como ioga , caminhada e jogos interativos de videogame. De acordo com o profissional, a descoberta “sugere que exercícios de concentração e de baixo impacto podem oferecer benefícios cognitivos reais”. Assim, como apontou Singh, o ato de exercitar se torna “acessível à pessoas de todas as idades e habilidades”.

Tem uma prova próxima? Tente se exercitar antes!

Em entrevista ao portal ‘Hcor, o neurologista Mauro Atra apontou que os exercícios físicos também melhoram a capacidade de aprender. Entretanto, para resultados mais rápidos e melhores, pesquisadores da University College London recomendam praticar atividades moderadas ou intensas. Isso porque eles descobriram que pessoas que faziam exercícios mais vigorosos apresentavam maior desempenho em testes de memória no dia seguinte.

De acordo com os profissionais, a eficácia é decorrente do aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro , que auxilia a liberação de neurotransmissores, como a dopamina. Esses, por conseguinte, colaboram com as funções cognitivas. Por isso, os especialistas indicam investir em corrida ou dança até um dia antes de provas importantes.

*Texto sob orientação de Helena Gomes

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também