TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Citando 'crueldade', advogado apela contra execução de cliente obeso nos EUA
Notícias

Citando 'crueldade', advogado apela contra execução de cliente obeso nos EUA

publisherLogo
Aventuras Na História
01/04/2025 10h26
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16497598/original/open-uri20250401-19-1exfowr?1743505820
©Divulgação/Florida Department of Corrections
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um homem de 48 anos de idade foi condenado à morte na Flórida (EUA) e deve ser executado em 8 de abril. Michael Tanzi, que está no corredor da morte desde que foi considerado culpado e sentenciado pelo assassinato de Janet Acosta, em 2003, em Miami, será o 11º condenado à morte a ser executado nos EUA neste ano — o terceiro na Flórida.

O advogado de Michael recorreu a um tribunal do estado para suspender a execução, argumentando que a "obesidade mórbida" do prisioneiro tornaria a aplicação da injeção letal inconstitucional, já que poderia complicar o procedimento. Segundo a defesa, isso violaria a Oitava Emenda da Constituição, que protege contra formas de punição cruéis e incomuns. As informações são do portal Extra.

O crime

Janet Acosta, que tinha 49 anos e trabalhava como supervisora ​​do Departamento de Layout do jornal "Miami Herald", foi atacada em abril de 2000, quando estava sentada em sua van estacionada.

Michael, então com 23 anos, a ameaçou com uma lâmina de barbear, amarrou e amordaçou a mulher, levando-a na própria van em direção a Florida Keys. Durante o trajeto, parou o veículo, abusou sexualmente da vítima e usou seu cartão bancário para sacar dinheiro em caixas eletrônicos. Posteriormente, seguiu para uma área isolada de Cudjoe Key, onde estrangulou Janet e abandonou seu corpo.

Após o desaparecimento de Janet ser comunicado, policiais identificaram o veículo da vítima e prenderam Michael, que dirigia a van até a casa de amigos. Desde então, o condenado aguarda a execução por injeção letal, método adotado na Flórida.

Recurso

O recurso apresentado pela defesa na semana passada cita problemas de saúde do prisioneiro decorrentes de sua "obesidade mórbida", incluindo "dor ciática crônica grave, hiperlipidemia, hipertensão descontrolada e doença do refluxo gastroesofágico". A argumentação destaca que os protocolos atuais de injeção letal não consideram a execução de alguém com tais condições médicas, o que poderia causar sofrimento desnecessário.

Apesar do pedido de suspensão da execução, a Justiça ainda não se pronunciou sobre o caso. Os advogados de Michael não informaram o peso atual do condenado.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também