Qual é o melhor horário para caminhar? Veja quando os benefícios aumentam
Bons Fluidos

Momentos ideais do dia para caminhar
A pesquisa da Universidade de Limerick analisou informações médicas de adultos com mais de 18 anos, com foco em condições cardiometabólicas, como obesidade, resistência à insulina e pressão arterial. O objetivo foi compreender e comparar os impactos do sedentarismo e das atividades físicas no organismo.
Para isso, os voluntários, residentes na Irlanda, foram divididos em dois grupos. O primeiro reuniu participantes que passam longos períodos sentados. Já no segundo estavam aqueles que, ao longo do estudo, aderiram ao hábito de praticar algum exercício de baixa intensidade todos os dias. Dessa forma, foi possível contatar uma redução de 17% na glicose daqueles habituados com a caminhada diária.
O controle do índice corporal é importante, pois auxilia na proteção contra a diabetes e doenças associadas, como a hipertensão e outras condições cardiovasculares. Segundo o estudo, o benefício mostrou-se ainda maior e com efeito cumulativo a longo prazo quando os participantes caminhavam, mesmo que por pouco tempo, logo após as refeições.
A recomendação dos especialistas, portanto, é dedicar pelo menos 30 minutos por dia a atividades leves. Esses exercícios devem ocorrer pouco depois do café da manhã, do almoço e do jantar. A prática regular ajuda não somente a afastar o sedentarismo, como a regular o funcionamento do corpo e a promover uma vida mais longa e saudável.
Leia também: Um passo de cada vez: 5 dicas essenciais para você começar a caminhar com segurança