Rompimento da bursa: entenda o que aconteceu com o The Rock e quais cuidados tomar
Bons Fluidos
Recentemente, o ator The Rock publicou uma foto que deixou seus fãs preocupados. Ele mostrou seu cotovelo com um grande hematoma e explicou a situação. “Nenhum dano extenso nos tecidos. Ruptura da bursa, que eventualmente vai se recuperar sozinha. Já fiquei muito pior e, como sempre, deixei a dor – e a tequila – serem o guia. De volta ao trabalho”, escreveu de forma divertida na legenda.
Rompimento da bursa
Para entender melhor sobre o assunto, pedimos para o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), Dr. Carlos Henrique Ramos, explicar o que é o rompimento da bursa e os cuidados que devem ser tomados.
“A bursa fica localizada na região do cotovelo e é um tecido frágil, localizado sob a cobertura de pele e tecido subcutâneo, ou seja, a gordura. Normalmente a inflamação ocorre pelo contato direto, como eu um trauma no local. A bursa inflamada costuma produzir líquido sinovial pela membrana que a reveste internamente, criando a tumoração e edema. Esta reação pode ser interpretada como “rompimento” da bursa”, detalha.
Como acontece?
Segundo Ramos, geralmente esta ruptura se dá por traumas no local, seja pelo esporte, em um episódio único mais intenso ou por trabalhar com o cotovelo apoiado em superfícies mais duras, que seria um traumatismo menor de repetição . O evento pode ocorrer em qualquer idade, mas principalmente em adultos. “Os idosos geralmente apresentam menor resistência nos tecidos, sendo susceptíveis do mesmo modo”, atesta.
O que fazer se acontecer?
Se passar a sentir dor no cotovelo, de acordo com o especialista, pode se preocupar caso ela se atenuar na hora da atividade física. “A inflamação nesta bursa pode apresentar dor nos exercícios de fortalecimento do músculo tríceps braquial – extensor do cotovelo – pois sua inserção ocorre na mesma região”, expõe.
Caso os episódios de incômodo continuarem, evite o contato direto com o local e aplique compressas frias. Se ficarem intensos, é importante marcar uma avaliação com algum ortopedista. Vale ressaltar que você só deve tomar analgésicos ou anti-inflamatórios se o médico orientar. “Proteção com cotoveleiras bem acolchoadas e fisioterapia podem contribuir para a melhora”, conclui.