Home
Estilo de Vida
Segundo nutricionista, você deve comer sem culpa nesta Páscoa
Estilo de Vida

Segundo nutricionista, você deve comer sem culpa nesta Páscoa

publisherLogo
Bons Fluidos
02/04/2026 00h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Em datas comemorativas como a Páscoa, pessoas com estilos de vida mais regrados — principalmente no quesito alimentação — ficam receosas de sair da dieta. Muitas vezes, na hora de escolher os ovos, acabam optando por versões “fit” ou proteicas. A nutricionista Adriana Maróchio recomenda, contudo, participar das celebrações sem culpa.

“Nenhum alimento é vilão se consumido com moderação. Curtir momentos felizes em família e apreciar o que se gosta, sem medo, é essencial para uma boa relação com a comida. Se você tem bons hábitos diários, pratica exercícios e prioriza a ‘comida de verdade’, pode se permitir itens mais calóricos de vez em quando sem prejudicar a saúde”, explica.

Páscoa com saúde

De acordo com a especialista, permitir-se um momento mais livre dentro de uma rotina equilibrada é, na verdade, mais benéfico à saúde do que impor restrições severas. Isso porque o controle excessivo do prato pode deixar de ser um cuidado e se tornar um risco, funcionando como uma porta de entrada para distúrbios alimentares. Estudos também apontam que, em casos onde já há diagnóstico, a proibição de alimentos gera gatilhos para episódios de compulsão alimentar, anorexia ou bulimia.

Adriana Maróchio também ressalta que não há vantagens em trocar o chocolate tradicional pelo proteico na Páscoa apenas para atingir a quantidade recomendada do nutriente. No dia a dia, a inclusão de carnes, ovos, feijões e laticínios, combinados com atividades físicas leves ou moderadas, já atendem às necessidades do corpo. A orientação, portanto, é deixar as preocupações de lado.

“Equilíbrio é a palavra de ordem. Precisamos diferenciar a exceção do excesso. Dietas restritivas são prejudiciais ao corpo e à mente. Se houver excessos no domingo de Páscoa, a recomendação é retomar a rotina saudável e a dieta no dia seguinte, sem peso na consciência e sem culpa”, finaliza.

*Texto feito em parceria com a Outras Palavras Comunicação

Leia também: Por que ovos e coelhos são símbolos da Páscoa?

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também