Home
Estilo de Vida
Xô, crise alérgica: descubra qual a temperatura ideal do ar condicionado
Estilo de Vida

Xô, crise alérgica: descubra qual a temperatura ideal do ar condicionado

publisherLogo
Bons Fluidos
18/02/2025 14h45
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16465837/original/open-uri20250218-18-axd9ee?1739890331
© Canva Equipes/dimaberlinphotos
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Com esse calorão, fica difícil não se render ao ar condicionado. Porém, sempre há aquela preocupação de ficar com o nariz escorrendo, já que a mudança de frio para o calor pode ser muito brusca. Com isso, resolvemos descobrir qual a temperatura ideal para colocar no controle. Confira:

Qual a temperatura ideal do ar condicionado?

De acordo com a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), a temperatura ideal do ar condicionado gira entre 23ºC a 26ºC. “É preciso tomar cuidado, pois o aparelho pode ressecar as mucosas do nariz e da garganta, as deixando mais vulneráveis à infecções que tendem a provocar inflamações, como sinusites e crises alérgicas”, explica o otorrinolaringologista Dr. Bruno Borges de Carvalho Barros.

Cuidados

O ar condicionado em si não causa garganta irritada, nariz ressecado ou dores de ouvido. O que resulta nisso é o uso inadequado e as faltas de cuidado. Dessa forma, o especialista listou outros métodos que ajudam a evitar as sinusites e crises alérgicas.

  • Beba bastante água ao longo do dia para compensar o ressecamento das mucosas;
  • Utilize umidificadores ou bacias com água para reduzir o impacto nas vias respiratórias;
  • Higienize o ar-condicionado regularmente. Os filtros sujos acumulam fungos e bactérias, e, assim, favorecem alergias e infecções respiratórias;
  • Lubrifique as narinas, com o uso de soro fisiológico nasal, para prevenir ressecamento e crises alérgicas;
  • Evite direcionar o fluxo de ar diretamente para o rosto já que isso pode aumentar o risco de irritação na garganta e resfriados.

Se mesmo tomando todos os cuidados, você sentir dor de ouvido, nariz congestionado, rouquidão prolongada ou dificuldade para respirar, Barros afirma que pode ser sinal de ressecamento das vias aéreas. Ou seja, o dano da ventilação adequada dos ouvidos, levando a sensação de pressão, e que precisa ser investigado.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também