TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Estilo de Vida
Médico alerta sobre como é a prevenção do câncer que atingiu Preta Gil
Estilo de Vida

Médico alerta sobre como é a prevenção do câncer que atingiu Preta Gil

publisherLogo
Caras
18/02/2025 19h52
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16466157/original/open-uri20250218-18-9zecov?1739908543
©Foto: Reprodução / Globo
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Há cerca de uma semana, a cantora Preta Gil recebeu alta hospitalar após passar 55 dias internada para se recuperar da segunda cirurgia contra o câncer colorretal, que reapareceu em novos focos no corpo dela. Com isso, a Dra. Tania Moredo, oncologista do Hospital IGESP, contou mais detalhes sobre a doença e como prevenir o tumor.

A médica contou que não existe uma causa definida para o câncer colorretal. Os fatores genéticos podem ser indicadores e também problemas intestinais, como pólipos e lesões na parede do intestino, mas os hábitos também possuem papel importante no desenvolvimento da doença. Por isso, algumas atitudes de prevenção podem ser essenciais.

De acordo com a médica oncologista, a alimentação saudável é uma ótima maneira de prevenir o câncer. "O consumo de alimentos ricos em fibras ajuda a cuidar da saúde intestinal e auxilia na manutenção da flora. Logo, uma dieta pobre em fibras, associada ao consumo excessivo de industrializados e carne vermelha, especialmente gordurosas, é considerada propulsora desse tipo de câncer", contou. 

Além disso, é importante evitar o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, a falta de atividade física, a obesidade e a falta de cuidado com a saúde bucal.

Leia também: Entenda o que foi feito na cirurgia de Preta Gil: ‘Reconstrução'

O câncer colorretal é silencioso. Por isso, os exames preventivos são fundamentais para descobrir a doença no início e ter maior chance de cura. "Na maioria dos casos, o câncer de intestino grosso apresenta um prognóstico positivo e pode ser tratado quando diagnosticado nos estágios iniciais. Mas, para isso, é importante conhecer os fatores de risco e estar atento aos sintomas para que as medidas de prevenção sejam efetivas. Alteração do hábito intestinal, sangue nas fezes e emagrecimento sem explicação, são sinais de alerta e devem ser relatados ao médico", afirmou ela.

Quando os sintomas aparecem, a doença pode já estar avançada. Os sintomas são: angue e alteração da aparência das fezes, anemia, fadiga e cansaço, diarreia ou constipação, inchaço ou presença de massa no abdômen, cólica, dor ou desconforto abdominal, perda de peso e sensação de que as fezes não foram eliminadas mesmo após a evacuação. 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também