Atividade física melhora a saúde do cérebro em idosos, revela estudo
ICARO Media Group TITAN
Um estudo conduzido por psicólogos da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, mostrou que idosos que praticam exercícios físicos, como musculação e atividades aeróbicas, têm uma melhor saúde cerebral. A pesquisa destaca os benefícios da prática regular de atividades físicas na saúde cognitiva, proporcionando maior agilidade de raciocínio e capacidade de adaptação e mudança de pensamento.
Para compreender melhor essa relação, os especialistas acompanharam e analisaram a função cognitiva de 184 idosos saudáveis, com idades entre 85 e 99 anos. Durante o experimento, esses indivíduos realizaram diversos testes cognitivos e foram questionados sobre seus hábitos de atividade física.
Os resultados mostraram que os idosos que praticavam exercícios aeróbicos, como natação e ciclismo, ou atividades de força, como musculação - com intensidade e durações diferentes - apresentavam um desempenho cognitivo superior.
Os benefícios foram ainda mais visíveis nos idosos que combinavam atividades cardiovasculares e de força. Em atividades cognitivas específicas, como a codificação de símbolos, eles demonstraram uma maior capacidade de compreensão de situações e posicionamento em relação a elas.
Os resultados desse estudo mostram que os exercícios físicos podem realmente melhorar a saúde cognitiva dos idosos. Portanto, é fundamental incentivar a prática regular de atividades físicas, juntamente com outros hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e um sono adequado, para um envelhecimento saudável e com disposição, mantendo a mente e o corpo em ótimo estado.
Imagem: Freepik