Home
Estilo de Vida
Estudo mostra que consumo matinal de café reduz risco de morte por doenças cardiovasculares
Estilo de Vida

Estudo mostra que consumo matinal de café reduz risco de morte por doenças cardiovasculares

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
08/01/2025 15h12
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16435654/original/open-uri20250108-123-1y13rkb?1736352954
©Bryan Thomas - 2016 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um novo estudo publicado na revista científica "European Heart Journal " sugere que beber café pela manhã pode reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares. Realizada nos Estados Unidos, a pesquisa envolveu mais de 40 mil adultos e revelou que os indivíduos que consumiam café pela manhã tinham 16% menos probabilidade de morrer por qualquer causa e 31% menos chance de falecer em decorrência de problemas cardíacos em comparação com aqueles que não bebiam café. No entanto, não foi observada a mesma redução na mortalidade em pessoas que tomavam café ao longo do dia.

O estudo, liderado pelo professor Lu Qi, da Escola de Saúde Pública de Harvard, é o primeiro a explorar os padrões de consumo de café ao longo do dia e seus impactos na saúde. Segundo Qi, o consumo matinal de café pode estar relacionado aos ritmos circadianos do corpo, uma vez que pela manhã ocorre um aumento na atividade simpática, que prepara o organismo para situações de estresse ou medo, protegendo contra fatores de risco cardiovascular. As descobertas apontam que tanto grandes quantidades (mais de três xícaras) quanto quantidades moderadas (duas a três xícaras) ingeridas pela manhã estão associadas a uma maior redução nos riscos, em comparação com uma quantidade menor (uma xícara ou menos).

A pesquisa entrevistou adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos EUA entre 1999 e 2018, coletando dados sobre o consumo de café, quantidade ingerida e horários de consumo. Embora o estudo não tenha fornecido uma explicação definitiva para os benefícios do café matinal na redução do risco de mortalidade por doenças cardiovasculares, o pesquisador levanta a hipótese de que o alinhamento do consumo com os ritmos naturais do corpo pode ser um fator determinante nessa relação.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também