Pesquisa sobre o sistema imunológico recebe o Prêmio Nobel de Medicina de 2025
ICARO Media Group TITAN

Três renomados cientistas, Mary Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi, foram anunciados como os vencedores do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2025. O trio, composto por dois americanos e um japonês, foi laureado por suas contribuições fundamentais no estudo da tolerância imunológica periférica, um processo vital para o funcionamento eficaz do sistema imunológico no reconhecimento de ameaças externas e internas.
A pesquisa desenvolvida pelos premiados colaborou para a compreensão dos mecanismos que evitam que células de defesa do organismo ataquem os próprios tecidos, prevenindo doenças autoimunes como diabetes tipo 1 e esclerose múltipla. Mary Brunkow e Fred Ramsdell identificaram uma alteração no gene responsável pelo desenvolvimento de células essenciais para o controle da qualidade do sistema imunológico. Por outro lado, Shimon Sakaguchi identificou um novo tipo de célula envolvida nesse controle, as células T regulatórias.
As descobertas dos pesquisadores não apenas contribuem para o avanço no tratamento de doenças autoimunes e transplantes de órgãos, mas também têm relevância no combate ao câncer. Os estudos são cruciais para compreender como o sistema imunológico reconhece e controla o crescimento de células tumorais, uma vez que estas podem ser semelhantes às saudáveis, tornando a sua identificação mais desafiadora.
A entrega do Prêmio Nobel está agendada para 10 de dezembro em Estocolmo, Suécia. Cada vencedor receberá um diploma, uma medalha de ouro e um prêmio em dinheiro no valor de 11 milhões de coroas suecas, equivalente a aproximadamente R$ 6,3 milhões. Com essa premiação, o número total de vezes que o prêmio foi concedido nesta categoria chega a 116 desde 1901.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads

