Home
Estilo de Vida
Trabalhar à noite pode aumentar o risco de obesidade, apontam estudos
Estilo de Vida

Trabalhar à noite pode aumentar o risco de obesidade, apontam estudos

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
13/12/2024 18h26
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16418927/original/front-view-woman-working-from-home?1734114784
©Freepik
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um estudo recente revelou que trabalhar durante a noite pode ter impactos significativos na saúde, aumentando o risco de obesidade, diabetes e outros problemas. Segundo dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), a prevalência da obesidade no Brasil aumentou cerca de 72% nos últimos anos, passando de 11,8% em 2006 para 20% em 2019. Globalmente, estima-se que, até o próximo ano, haverá 2,3 bilhões de adultos acima do peso, com 700 milhões de pessoas classificadas como obesas.

Médicos explicam que o desalinhamento do ritmo circadiano causado pelo trabalho noturno pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo o aumento do risco de obesidade e diabetes. Estudos apontam que a privação do sono, o sedentarismo, a exposição à luz artificial, os horários irregulares das refeições e a dessincronização do ciclo circadiano são fatores que contribuem para essa relação entre trabalho noturno e obesidade.

Pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo (USP) também confirmaram que a privação de sono, o sedentarismo e a má alimentação estão associados ao trabalho noturno. A falta de acesso a alimentos saudáveis e frescos durante a noite pode resultar em uma dieta menos equilibrada, contribuindo para o desequilíbrio metabólico e o ganho de peso. Estabelecer estratégias para manter uma alimentação saudável é essencial para mitigar os efeitos negativos do trabalho noturno na saúde.

Além disso, é fundamental priorizar o sono de qualidade, criando um ambiente propício para o descanso adequado. Manter um cronograma consistente de sono, mesmo que invertido em relação ao convencional, assim como adotar hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, pode auxiliar na redução dos impactos negativos do trabalho noturno na saúde. Procurar orientação de profissionais especializados é recomendado para garantir o bem-estar e prevenir os riscos associados à obesidade e outros problemas de saúde relacionados ao trabalho noturno.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também