Home
Estilo de Vida
Vitamina D: confira que hábitos adotar para que ela não falte no organismo
Estilo de Vida

Vitamina D: confira que hábitos adotar para que ela não falte no organismo

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
03/04/2024 19h34
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16143065/original/open-uri20240403-75-gj7p8w?1712176625
©Freepik
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Segundo estudo realizado pela Endocrine Society, 15,3% da população brasileira tem deficiência de vitamina D (15 ng/mL ou menos), enquanto 50,9% apresenta insuficiência ( entre 16 e 30 ng/mL)dessa substância no organismo. A vitamina D é um hormônio essencial para o bom funcionamento do organismo, auxiliando na formação dos ossos, dentes e atuando em diversas outras funções como metabolismo, imunidade e prevenção de doenças. A falta dela no organismo pode causar fraqueza e dor nos músculos. 

A produção da vitamina D está diretamente relacionada à exposição solar, porém fatores como genética, demografia e estilo de vida também influenciam nas concentrações dessa vitamina no corpo. Para ativar a produção de vitamina D, é recomendado tomar sol diariamente por 15 minutos, deixando os braços e pernas expostos, sem filtro solar.

Além da exposição solar, a alimentação desempenha um papel importante na obtenção de vitamina D. Uma dieta rica em alimentos fontes dessa vitamina como peixes (salmão, sardinha e atum), frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, carne de fígado, gema de ovo, leite e derivados pode ajudar na manutenção adequada dos níveis dessa substância no organismo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), as doses de vitamina D recomendadas para adultos variam entre 400 e 2 mil UI por semana, dependendo da exposição solar e da coloração da pele. Já para idosos, as doses recomendadas variam de mil a 2 mil UI por dia ou de 7 mil a 14 mil UI por semana. Indivíduos obesos, pessoas com má absorção ou que fazem uso de anticonvulsivantes podem necessitar de doses duas a três vezes maiores.

Segundo especialistas, o horário ideal para tomar o suplemento de vitamina D não é tão relevante quanto a constância no consumo. O importante é não esquecer de tomá-lo regularmente. Alguns truques para não se esquecer são combinar o hábito com atividades cotidianas como após o café da manhã ou antes de fazer exercícios. É recomendado tomar o suplemento junto com alimentos, especialmente aqueles que contêm gorduras saudáveis, já que a vitamina D é solúvel em gordura e a presença dessas gorduras auxilia na sua absorção.

Ter hábitos saudáveis, tomar sol e manter uma dieta equilibrada são medidas importantes para garantir níveis adequados de vitamina D no organismo e preservar a saúde.

Foto: Image by freepik ">Freepik

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também