Cientista em ação: Experimentos divertidos que você precisa testar
Recreio
Cientista em ação! Agora é a sua vez de se divertir e colocar a imaginação em prática para testar diferentes experimentos, que apesar de simples, são muito fascinantes — e melhor: é possível fazê-los no conforto de sua casa; confira a lista!
DE OLHO NA LUZ
Você vai precisar de:
- 1 lanterna
- 1 folha de papel-toalha
- 1 pedaço de plástico filme
- 1 folha de papel sulfite
- 1 cartolina preta
- Tecido grosso escuro
- 1 pedaço de papelão
Passo 1: Tampe a frente da lanterna com a folha de papel toalha. Ligue a lanterna e observe. Desligue e anote suas observações.
Passo 2: Repita esse experimento com os demais itens da lista e anote em sua ficha todos os resultados.
O que acontece: o facho de luz da lanterna passa pelos materiais transparentes. Outros, como o papel toalha e o sulfite, deixam que alguma luz atravesse (eles são chamados de translúcidos). Já os materiais mais grossos e escuros, como a cartolina preta, o tecido grosso e o papelão, impedem a passagem de luz porque absorvem a energia luminosa (são chamados de opacos).
QUE BARULHO É ESSE?
Você vai precisar de:
- 1 despertador
- Caixa de papelão
- Papel de presente
- Plástico-bolha
- 1 toalha de banho
Passo 1: Prepare o despertador para tocar em 5 minutos. Coloque-o dentro da caixa de papelão e tampe-a. Quando ele tocar, anote na tabela uma nota entre 1 e 10 sobre a qualidade do barulho que você ouviu.
Passo 2: Abra a caixa, pegue o despertador e programe-o novamente para tocar em cerca de 5 minutos. Embrulhe-o com o papel de presente e coloque-o novamente na caixa fechada. Assim que ele despertar, dê uma nota na tabela. Repita a experiência usando o plástico-bolha e a tolha de banho.
O que acontece: o som se propaga em forma de ondas invisíveis, que viajam pelo ar. Quando alguém ou algo emite um som, cada molécula que compõe o ar passa a vibrar, transmite essa vibração para as moléculas vizinhas e assim por diante. É por isso que o som não tem como se propagar no vazio, onde não há um meio como o ar ou a água. E você notou que o volume do som muda conforme o material usado para embrulhá-lo? Na caixa, ele fica um pouco abafado porque o papelão absorve uma parte das ondas sonoras; no papel de presente, por ser fino, o barulho fica parecido; já no plástico-bolha e na toalha, que absorvem mais as ondas sonoras, o ruído é quase isolado.
SOM DAS CORDAS
Você vai precisar de:
- 1 bexiga
Passo 1: Encha a bexiga e solte o ar dela, esticando a boca.
O que acontece: o ar passa pela parte estreita do balão e produz um som. O mesmo acontece quando o ar passa por nossas cordas vocais. É assim que conseguimos falar e produzir sons.
ATRAVÉS DA ÁGUA
Você vai precisar de:
- 1 copo de vidro
- Água
- Groselha
- 1 lanterna
Passo 1: Coloque o copo na frente da lanterna, acenda a luz e anote o resultado.
Passo 2: Agora, ponha água no copo e veja o que acontece. Em seguida, coloque a groselha, misture e ligue a lanterna. Anote o que observou.
O que acontece: a luz atravessa o copo com água, mas a imagem fica destorcida. Isso ocorre sempre que um raio de luz passa de um meio para o outro: a luz interage com as partículas de água e a velocidade dela diminui. Já o copo com a groselha só deixa a luz vermelha passar – a luz da lanterna é formada por todas as cores e o vermelho da groselha bloqueia as demais. Esse tipo de material é chamado de filtro. Trata-se do mesmo princípio do protetor solar: ele bloqueia os raios ultravioleta (invisíveis, mas perigosos para a pele).
Leia também: 7 mulheres que mudaram o mundo por meio da ciência