TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Estilo de Vida
Carnaval e calor: um guia completo de como se proteger das altas temperaturas durante a folia
Estilo de Vida

Carnaval e calor: um guia completo de como se proteger das altas temperaturas durante a folia

publisherLogo
Tecmundo
25/02/2025 18h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16471183/original/open-uri20250225-56-1c3z7ar?1740506603
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A chegada do Carnaval também marca o aumento das temperaturas em várias regiões do Brasil. Por isso, é essencial manter a hidratação em dia e evitar situações que possam representar riscos à sua saúde. Para te ajudar a curtir a folia com mais segurança, reunimos algumas dicas importantes que médicos e especialistas sugerem.

Com as mudanças climáticas e o aumento das temperaturas típicas dessa época, o calor pode se tornar intenso em alguns estados brasileiros — no Rio de Janeiro, por exemplo, os termômetros podem ultrapassar os 40 °C.

Somado a isso, muitos foliões consomem bebidas alcoólicas e gastam bastante energia caminhando nos bloquinhos. Ou seja, é essencial adotar alguns cuidados para não passar mal durante a folia.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem ficar até 5 °C acima da média durante o período do Carnaval e se manter elevadas até o fim do verão, em 20 de março. Estados como Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem ser os mais afetados pelo calor intenso.

Além da desidratação, a exposição excessiva ao sol pode causar insolação — em alguns casos mais extremos, pode até levar à morte. Em pessoas com fatores de risco, como doenças crônicas, cardiovasculares, respiratórias, renais, metabólicas, obesidade, entre outras, os efeitos podem ser ainda mais graves.

“Idosos, crianças, mulheres grávidas, recém-nascidos, pessoas doentes ou acamadas são vulneráveis e merecem mais atenção. Idosos e crianças, por exemplo, têm muita dificuldade de reconhecer a sede. Por isso, é necessário oferecer água com muito mais frequência a eles”, disse a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Agnes Soares, em mensagem ao Ministério da Saúde.

Quais cuidados tomar durante o Carnaval?

Com as recentes ondas de calor, especialistas recomendam manter a hidratação em dia. O maior risco nesses períodos é justamente a desidratação, por isso, a orientação é que homens consumam, em média, três litros de água por dia, enquanto as mulheres devem ingerir pelo menos dois litros.

pessoas-aproveitando-o-carnaval.jpg
Se manter hidratado no Carnaval é essencial, especialmente devido ao aumento do consumo de bebidas alcoólicas. (Fonte: Getty Images).

Vale lembrar que essas quantidades são uma estimativa e podem variar conforme as condições do corpo e o nível de atividade física de cada pessoa.

Segundo o Ministério da Saúde, os foliões que estão nas regiões mais quentes devem:

O consumo de bebida alcoólica também aumenta consideravelmente nas festividades de Carnaval, porém, a ingestão em excesso pode causar desidratação. Por isso, é ainda mais importante ingerir água se você estiver consumindo bebidas alcoólicas.

Se você ficar desidratado, pode apresentar sintomas como sede, tontura, fraqueza e dor de cabeça, entre outros. Em casos mais graves, a desidratação pode levar à internação hospitalar — e certamente essa não é a melhor maneira de passar o Carnaval.

Consumo de álcool no Carnaval

Como é comum consumir bastante álcool durante a folia, especialistas recomendam compensar a bebedeira com hidratação constante, bebendo água, isotônicos e sucos. O ideal é se hidratar bem tanto antes quanto após ingerir bebidas alcoólicas.

Além disso, é fundamental se alimentar bem antes de sair para festejar. Nunca beba de estômago vazio, pois isso pode intensificar a desidratação e agravar os efeitos da ressaca.

Resumindo, as dicas para aproveitar o Carnaval com saúde e evitar os efeitos das ondas de calor são:

As temperaturas extremas estão se tornando cada vez mais frequentes e imprevisíveis, afetando diversas regiões do mundo; inclusive, o Brasil. Quer saber mais? Entenda como ondas de calor mortais e inexplicáveis estão pipocando pelo planeta. Até a próxima!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também