Home
Esportes
5 vezes em que os games invadiram os esportes reais
Esportes

5 vezes em que os games invadiram os esportes reais

publisherLogo
Tecmundo
28/07/2021 23h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14563096/original/open-uri20210728-19-97o6al?1627513569
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O mundo dos games sempre homenageou os esportes e uma prova disso são os diversos títulos que temos anualmente de séries como FIFA e NBA, apenas para citar alguns exemplos. Porém, em alguns momentos da história também pudemos ver os jogos invadindo competições esportivas e é exatamente sobre essas aparições que falaremos a seguir.

Nas linhas abaixo, separamos cinco ocasiões nas quais pudemos encontrar referências a jogos ou empresas nos esportes – e você é livre para usar o espaço destinado aos comentários para compartilhar outras lembranças parecidas com essas.

Senna e o troféu especial do Sonic, ganho em 1993 (Fonte: Tectoy/Reprodução)Senna e o troféu especial do Sonic, ganho em 1993 (Fonte: Tectoy/Reprodução)

 

Essa é para reavivar as memórias ou simplesmente apresentar às gerações mais novas um feito que merece ser lembrado por muito tempo – especialmente porque falaremos sobre um dos maiores pilotos de Fórmula 1 que o Brasil já teve, Ayrton Senna.

Em 1993, a Sega patrocinou de maneira especial uma corrida realizada em Donington Park, na Inglaterra, que aconteceu no dia 11 de abril (e, por conta disso, o nome oficial da competição foi XXXVIII Sega European Grand Prix).

Um detalhe curioso é que, na época, a empresa de games patrocinava a Williams e por isso os pilotos usaram roupas que faziam referência ao velocista azul  – até mesmo os carros tinham alguns detalhes especiais. Para a ocasião, foi feito inclusive um troféu especial que foi parar nas mãos de Senna (o vencedor desse GP) e está até hoje no museu da McLaren – apesar de, na época, a companhia fabricante do Mega Drive ter a certeza de que ele acabaria ficando com um dos pilotos da escuderia que carregava seu nome.

Talvez uma das maiores formas de colocar uma empresa em evidência em alguns países seja patrocinando algum time de futebol, e neste sentido já tivemos diversas produtoras e empresas de games com seus nomes em algumas camisetas.

A Nintendo, por exemplo, chegou a colocar o logo do Super Nintendo em camisetas do Seviila para divulgar sua plataforma mais recente, mas também pudemos encontrar os logos da Sega e do Dreamcast no JEF United, da Atari na Olympique de Lyon, da Capcom no Cerezo Osaka no Japão e até mesmo a Microsoft com a marca do Xbox nas camisas do Seattle Sounders.

Ainda relacionado à futebol, no último ano o canal Sky Sports transmitiu as partidas da Premier League utilizando os sons de torcidas de FIFA para embalar os passes dos jogadores e animar um pouco mais os confrontos para quem acompanhava pela TV, pois vale lembrar que na ocasião as partidas ainda eram realizadas sem a presença de público. Uma boa saída, tendo em vista que até mesmo os cantos característicos dos times costumam aparecer nos games da série.

Para o público dos Estados Unidos, as finais do Super Bowl costumam ser eventos mais badalados, com diversas revelações sendo feitas nos intervalos dos confrontos. E, como não poderia deixar de ser, os games também já marcaram presença em algumas celebrações.

Apenas para citar alguns exemplos, tivemos God of War: Ascension em 2013, World of Tanks em 2017 e até mesmo o Switch marcando presença em alguns destes momentos, e você pode conferir os três trailers citados a seguir:

 

E, claro, não poderíamos deixar de lado essa lista a presença mais do que memorável dos games nas Olimpíadas. Começando com o encerramento em 2016 aqui no Rio de Janeiro, onde Mario, Pac-Man e alguns outros ícones da indústria dos jogos deram as caras no vídeo que anunciava o Japão como a sede dos jogos de 2020, e chegando ao ponto alto da entrada das delegações no evento que começou na última sexta-feira (23).

 

Infelizmente, os direitos autorais não permitem que encontremos as músicas em conjunto com a entrada de alguns dos países competidores, mas a rede conseguiu manter viva ao menos as trilhas executadas de maneira memorável por uma orquestra. Escute os temas selecionados a seguir, e aproveite para conferir o nome de cada um deles na sequência em que foram tocados.

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também